Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Governo do RS e Unesco fazem parceria em projeto para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

Objetivo é atingir o público jovem, faixa etária em que a contaminação da aids mais cresce

Foto: Divulgação

O governo do Rio Grande do Sul firmou uma parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) nesta semana com o objetivo de diminuir as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/aids) no Estado. O RS tem uma taxa de infecção de 27,2 pessoas para cada 100 mil habitantes, enquanto a média nacional é de 17,8. Porto Alegre é a capital com mais mortes ocasionadas pelas consequências da aids.

O programa de cooperação com a Unesco atua na prevenção, frisa a importância do uso de preservativo e alerta para a relação do uso de álcool ou drogas com o risco de contaminação. Por meio do projeto “Tô dentro itinerante”, que levará às escolas intervenções teatrais e contêineres interativos, adolescentes e jovens serão alertados quanto à gravidade do HIV e as consequências geradas pela aids ao longo da vida.

Serão priorizados 21 municípios, que concentram 78% dos casos da doença, entre eles está Caxias do Sul, a única cidade da Serra a receber o projeto.

Segundo a médica da Secretaria Estadual da Saúde, Letícia Ikeda, o projeto será realizado nas escolas, pois, os índices de HIV estão aumentando entre a população mais jovem: “O que nos remete a esse projeto é um fato muito importante que é de que a epidemia entre os jovens já deveria ter experimentado uma queda muito maior. Inclusive, foi veiculado nessa semana que, nos últimos dez anos a epidemia de aids cresceu na faixa-etária entre 15 e 24 anos”.    

A médica ainda reforça que o projeto chamado “Tecnologias Sociais Inovadoras de Educação e Saúde para a Prevenção de IST/aids em jovens no RS”, tem o objetivo de engajar os jovens na causa de uma forma diferente, já que as campanhas informativas já não surtem mais efeito nessa faixa-etária: “Ele traz uma inovação na proposta, porque, até hoje, nós trabalhamos muito no eixo da informação, que não promove a reflexão, o envolvimento e, principalmente entre os jovens, o engajamento”.  

A iniciativa contará com um investimento do governo federal de R$ 1,1 milhão a cada ano, por meio do Incentivo às Ações de Vigilância, Prevenção e Controle das DST/aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. Os projetos serão desenvolvidos em parceria com as Secretarias Municipais da Saúde.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais