Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:00:00
Paz e Bem
12:10:00
 
 

Reunião pública debate a situação da área da saúde na Macrorregião Serra

por Pablo Ribeiro

O encontro ocorreu na última sexta-feira (08/12) com o intuito de buscar melhorias para a área da saúde de Caxias do Sul que atende a pacientes de inúmeros municípios

Foto: Luan Hagge/Câmara Caxias/Divulgação

Os atendimentos na área da saúde na Macrorregião Serra foi tema de reunião pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente do Legislativo caxiense na última sexta-feira (08/12). O encontro contou com a participação de representantes de entidades da área da saúde de diferentes municípios, autoridades envolvidas com o setor e vereadores caxienses, além da população local.

O presidente do grupo parlamentar, vereador Olmir Cadore (PSDB) destacou a necessidade de se criar propostas para ajudar nas melhorias na saúde da cidade e da região da Serra Gaúcha.

A partir da tribuna, a secretária municipal de Saúde, Daniele Meneguzzi, fez uma série de apontamentos acerca de recursos aplicados por Caxias do Sul nos hospitais da cidade. Conforme ela, o município assumiu as diretrizes operacionais dos pactos pela vida e de gestão de recursos e serviços de saúde em 2006. Atualmente, segundo Daniele, se recebe o Teto Financeiro de Média e Alta Complexidade (MAC) para custeio da assistência em saúde no valor anual de cerca de R$ 129 milhões, investindo 25,63% de recursos próprios para complementar as despesas com saúde.

A secretária explicou que a assinatura deste pacto de gestão foi estabelecida a partir de uma média de atendimentos, mas dois anos após a assinatura, a cidade começou a sentir o impacto e o déficit do Teto MAC.

A titular da pasta da saúde municipal também divulgou uma proposta para que seja compartilhado o custeio com todos os municípios da Serra Gaúcha, que são atendidos por Caxias do Sul de forma proporcional, levando em consideração o número de habitantes de cada lugar.

O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico/PSDB frisou que a saúde da cidade colapsará nos próximos anos se medidas necessárias não forem tomadas. Informou que irá se reunir com todos os municípios da Serra Gaúcha para que possam buscar formas de melhorarem os atendimentos para a população e maneiras de diminuir o déficit do Teto da cidade.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais