Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Especialista alerta para as complicações causadas pela obesidade

por Isadora Helena Martins

A nutróloga e ortomolecular, Danela Kappes, falou sobre a doença no programa temática desta sexta-feira

Foto: Divulgação

Mais da metade da população brasileira está acima do peso e uma a cada cinco pessoas sofrem com a obesidade no País. Os dados são do Ministério da Saúde, coletados por meio da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) de 2018.

Neste dia, 11 de outubro é lembrado o Dia Mundial da Obesidade que busca conscientizar sobre a importância de prevenir a doença que acomete cerca de 13% da população ao redor do globo.

Conforme a médica nutróloga e ortomolecular, Daniela Kappes, a obesidade é tratada como uma doença pela medicina por trazer diversas complicações para a saúde.

A especialista também reforça a necessidade de falar sobre a doença que, segundo ela, deve ser tratada como caso de saúde pública. “Isso é m problema de saúde pública com todas as consequências que pode trazer. Porque é uma conta que não fechar daqui a pouco pela quantidade de doenças e incapacidades que vão acabar surgindo em decorrência disso. Cada vez mais pacientes com doenças cardiovasculares, doenças metabólicas como a diabetes. O câncer também é uma doença que tem um link muito grande com a obesidade. Algumas doenças ortopédicas também são agravadas com o excesso de peso, demandam procedimentos cirúrgicos”, salienta.

Daniela Kappes também reforça que a maioria dos casos de obesidade está associado aos hábitos de vida, por isso, ela dá dicas de como prevenir a doença: “Escolher o que a gente vai comer, adotar um estilo de vida saudável seja caminhar, subir uma escada, se matricular em uma academia, passear com o cachorro. Tudo isso são estratégias para de uma forma pequena e constante a gente evitar que o problema se estabeleça”.  

A entrevista completa com a nutróloga e ortomolecular, Daniela Kappes, está disponível AQUI.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais