Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Conselho de Saúde afirma que mais quatro UBSs sofrem com falta de médicos

Baixar Áudio por Rodrigo Fischer

Presidente do órgão pretende entrar no Ministério Público para cobrar explicações do Executivo caxiense

Foto: EBC/Divulgação

O vereador Alberto Meneguzzi (PSB) apresentou, nesta semana, dados que comprovam a falta de médicos em 14 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caxias do Sul. O impacto seria de 21 profissionais de diversas especialidades (médicos da Estratégia Saúde da Família (ESF) e especialistas como Clínico Geral, Pediatra e Ginecologista) ausentes nos locais.

Em entrevista para a Tua Rádio São Francisco, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Alexandre Silva, relata que mais quatro UBSs fazem parte dessa lista. As unidades se localizam nos distritos de Criúva e Vila Seca e nos bairros Serrano e São Vicente. Ele relata que muitos médicos saíram dos postos e outros entraram em férias. “Por exemplo, no Serrano saiu uma médica há 15 dias, com protesto eles conseguiram colocar um profissional. Já na São Vicente, um médico entrou de férias, mas não é problema do usuário se ele [médico] está de férias, é um problema da gestão que não está recolocando profissionais, nesses 30 dias, para a população. ”, afirma.

Silva afirma que soube dessa situação por causa do projeto Voz no SUS, criado pelo próprio conselho com o intuito de se dirigir as UBSs da cidade para visualizar as condições das unidades e levantar suas demandas. “Junto com a coordenadora do projeto, a Tatiane Duarte, a gente faz essa peregrinação, em torno das 6h30min ás 7h, para ver como está o serviço e as demandas a fim de comunicar a imprensa e o Ministério Público. ”, explica.

Por causa dessa falta, o Conselho Municipal de Saúde pretende entrar no Ministério Público Estadual (MP) para cobrar providências em relação ao tema. A maior justificativa seria a afirmação do Município de que a demanda por médicos diminuiria com a realocação dos profissionais do Postão 24h nas UBSs caxienses. “Nós vamos encaminhar um documento ao MP estadual, porque acreditamos que a justificativa do Município era que os profissionais do antigo Postão 24h seriam encaminhados às UBSs de todas as regiões, o que facilitaria o acesso dos usuários, não se deslocando mais para a Upa Zona Norte e a futura UPA Central. Então, verificamos que existem 18 UBSs sem médicos. ”, revela.

Procurado pela reportagem, o secretário municipal da Saúde (SMS), Júlio César Freitas, preferiu não se manifestar. Referente ao processo no Ministério Público, o gestor falará quando for encaminhada essa denúncia ao Executivo caxiense.

(Ouça a matéria na aba "Ouvir notícia" abaixo da manchete).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais