Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

UBS Centenário permanecerá fechada e Prefeitura se reúne com lideranças da comunidade para discutir soluções

por Clayton Camargo

Parecer da Secretaria de Obras indica danos na estrutura, que antigamente era um centro comunitário; comunidade segue sendo atendida em Unidades da região

Foto: Cristiane Barcelos

Para garantir a segurança de pacientes e de servidores, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Centenário não reabrirá. Um laudo emitido pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos indicou que a Unidade não tem mais condições de ser reaberta em função de risco geológico. O prédio apresenta problemas estruturais, que se agravaram com as fortes chuvas do mês de maio. Nesta segunda-feira (10/06), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou uma reunião com representantes da comunidade para discutir soluções.

A UBS Centenário funcionava em um prédio em terreno íngreme que, originalmente, abrigava o centro comunitário do bairro, mas foi adaptado para servir como UBS provisoriamente durante as reformas da UBS Fátima Baixo, em 2009. Com o término daquela obra, a UBS Centenário manteve os atendimentos, mesmo com estrutura e tamanho aquém do ideal, por não ter sido originalmente projetada para funcionar como serviço de saúde. Na reunião desta segunda também foi comentado sobre a falta de espaço físico para que a UBS pudesse realizar os atendimentos de forma adequada. Como o prédio não foi projetado como UBS, mas adaptado, não havia salas suficientes para todos os atendimentos. E mesmo com melhorias pontuais realizadas pela Prefeitura, a edificação não tem mais condições de manter os serviços com segurança.

Desde que a UBS precisou ser fechada, no início de maio, a SMS tem ofertado atendimento médico com suporte do ônibus da Cruz Vermelha, serviço interrompido nesta semana em função da manutenção do veículo. A previsão é de que o ônibus volte a ser utilizado na próxima semana. Além disso, a população da UBS Centenário pode buscar atendimento nas UBSs da Zona Norte (Fátima Baixo, Santa Fé, Belo Horizonte e Vila Ipê). Posteriormente, também poderá buscar atendimento na UBS Parque Oásis, com previsão de reinauguração nas próximas semanas, e mais adiante na UBS Caminhos do Meio, que ficará no Loteamento Vitório Trez, o que já era uma demanda solicitada pela comunidade e está em fase de final de atualização de orçamentos para posteriormente ser lançada a licitação. Pacientes que utilizam medicamentos controlados e precisam apenas da renovação da receita têm como opção encaminhar WhatsApp para (54) 99916-0580 e solicitar renovação.

Na reunião também ficou acertado que, se a comunidade tiver outras sugestões, irá apresentá-las à Secretaria da Saúde. Uma das sugestões já apresentadas é a possibilidade de ajustes em linhas de ônibus para facilitar o deslocamento dos moradores do Centenário a outras UBSs, demanda que será levada pela SMS à Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade.

“Não vamos permitir que nossos servidores e também que os pacientes sejam colocados em risco, e a reunião de hoje foi para explicar sobre isso, mostrar nossa proposta e buscar soluções. Estamos à disposição para construir juntos”, salientou a secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi.

Estiveram presentes o presidente da União das Associações de Bairros (UAB), Valdir Walter; Flávio Fernandes, coordenador de Relações Comunitárias; Paulo Cardoso Alves, representante do Conselho Local de Saúde; Valdir Alves de Oliveira, presidente Amob Centenário; Clori Bitencourt, presidente da Amob São Luiz Santa Fé; Amarildo de Borba, presidente Amob Centenário II; Manoel Ronaldo, vice presidente Amob Centenário I; vereador Lucas Diel; Cristian Deboni de Lima, arquiteto da Secretaria de Obras; diretores da SMS e gerentes de UBSs da região.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais