Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Aapecan faz campanha para reforçar a importância da doação de sangue

por Ana Lúcia Jacomini

Dia 14 de junho é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue

Imagem Ilustrativa
Foto: Reprodução/Canva

Todos os anos, no dia 14 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data, além de uma celebração às contribuições, é um chamado direto para que mais doadores se unam a uma luta incessante. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, menos de 2% da população doa sangue de forma regular, uma estatística muito abaixo do necessário.

O levantamento brasileiro demonstra o distanciamento com a meta estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que delimita um percentual de 3% a 5% da população de um país como doadores regulares. Esse é o número ideal para que os hemocentros possam se manter com estoques prontos para eventuais necessidades, contribuindo com a manutenção da saúde nacional.

O material recolhido é utilizado principalmente por aqueles com doenças que comprometem a produção dos componentes do sangue, pacientes com câncer e vítimas de acidentes ou hemorragias. A transfusão nesses casos faz com que os tecidos ganhem oxigenação, evitando a falência de órgãos.

Aapecan se junta à luta

O sangue é um material insubstituível e de extrema importância para aqueles que necessitam de transfusão e apenas uma doação pode salvar até quatro vidas. Mesmo assim, os dados comprovam o baixo engajamento com a causa. Por isso, as 14 Unidades da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) se juntam à luta, incentivando a contribuição, principalmente nessa data de maior visibilidade para a situação.

A assistente social da unidade de Bento Gonçalves, Raiama Balestra, comenta sobre a importância do dia 14 de junho para a quebra de paradigmas. “O despertar da sociedade para a ação de doar sangue é um desafio para as instituições responsáveis pelo abastecimento e controle do sangue, uma vez que o ato não é cultural no Brasil, devido a falta de informação e o protagonismo de medos e preconceitos”, reflete.

Conforme lembra Raiama, a entidade sempre se alia àqueles que precisam de sangue. “Quando um usuário necessita de doação, nós da entidade divulgamos amplamente a campanha nas nossas redes sociais e planejamos ações para captar doadores voluntários. Inclusive, a equipe da Aapecan se mobiliza para auxiliar na causa”, detalha.

Para além da data, a assistente social enfatiza o dever da entidade em sempre incentivar a conscientização da população, pensando tanto em saúde individual quanto coletiva. “A doação de sangue é um ato que pode salvar vidas”, pontua.

Quer ajudar a causa? 

Para contribuir com as doações é simples e sem custo, basta se dirigir ao hemocentro ou hospital mais próximo e declarar sua vontade em ajudar. A cada sessão, 450ml de sangue serão extraídos. Homens podem doar até quatro vezes ao ano, de dois em dois meses, e mulheres três vezes ao ano, de forma trimestral.

Confira os requisitos para doar sangue:

Ter idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal); Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos;

Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe), serão aceitos documentos digitais com foto;

Pesar no mínimo 50 kg;

Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;

Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais