Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Junho vermelho: Hemopasso busca reforço dos estoques sanguíneos para o inverno

por Taliane Radaelli

Hemocentro se recupera após queda de doações em 2020

Foto: Reprodução / Agência Brasil

O Junho Vermelho, mês de incentivo a doação de sangue, iniciou de forma positiva para o  Hemocentro de Passo Fundo. Segundo a Coordenadora de Captação, Alexandra Mazzoca, diversas empresas e instituições da região estão realizando campanhas e parcerias para que o estoque de sangue do Hemopasso seja fortalecido. O cenário, explica ela, é bem diferente do enfrentado no ano passado, quando, no início da pandemia, as doações chegaram a cair em até 80%. Agora, aponta Alexandra, o momento é de recuperação dos estoques já que os doadores, aos poucos, estão retornando. 

A demanda maior é pelos grupos sanguíneos O- e O+, mas doações de todos os grupos são bem vindas, principalmente, neste momento de reforço dos estoques para o inverno. Alexandra destaca que com a queda das temperaturas e a maior ocorrência de doenças respiratórias e alérgicas, as doações costumam cair, além disso, em alguns casos, pacientes com Covid - 19 também necessitam de transfusões, por isso, esse reforço é tão importante.

Quem deseja doar, deve estar atento aos protocolos sanitários, é obrigatório o uso de máscara e álcool em gel, além do agendamento prévio do atendimento. Os doadores também precisam estar atentos ao tempo de intervalo entre a aplicação da vacina contra a Covid - 19 e a doação de sangue. No caso da Coronavac, o período é de 48h, para Astrazeneca e Pfizer, o intervalo deve ser de 7 dias. Quem recebeu a vacina contra a gripe deve aguardar 48h e quem positivou para Covid -19, o período é de 30 dias após a recuperação. 

O agendamento do atendimento pode ser feito das 7h às 19h, através dos telefones (54)  3311 - 1427 e (54) 3311 - 5555. Em caso de dúvidas, o Hemopasso disponibiliza o contato através do whatsapp (54) 9 9671 - 9867.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais