Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

UBSs de Caxias do Sul realizam mutirão de consultas para mulheres neste sábado (14)

por Rodrigo Fischer

Atividade é em alusão ao Mês da Mulher

Foto: Andréia Copini/Divulgação

As 49 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Caxias do Sul realizarão, neste sábado (14/03), avaliações médicas em alusão ao Mês da Mulher. Das 9h30min às 16h, serão marcadas consultas para mamografia, direcionadas ao público com mais de 40 anos, e o exame de Papanicolau, em mulheres de 20 a 65 anos, entre outras ações.

Em entrevista, o coordenador do Núcleo da Saúde da Mulher, que pertence a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Fernando Vivian, explica que as demais atividades serão baseadas no que cada UBSs pode oferecer, mas que serão ligadas a prevenção de outras doenças. “As unidades têm autonomia para estarem oferecendo outras ações de promoção à saúde. Atividades como de saúde bucal, orientações de higiene oral, diagnóstico e investigação de câncer de boca, medidas comportamentais e nutricionais para a redução do diabetes e da hipertensão. Cada UBS, de acordo com a equipe que compõe sua estrutura, vai oferecer atividades diferentes. ”

Dados da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) apontam que 43 mulheres faleceram devido ao câncer de mama na cidade em 2019. Estudos do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que, até 2022, serão registrados 625 mil casos de câncer no país, sendo o de mama o segundo mais contabilizado, com 66 mil ocorrências por ano. Em relação ao colo do útero, 1.255 mulheres estão com o exame de Papanicolau alterado, com lesões sintomáticas, o que pode avançar para um câncer. No ano passado, 18 mortes ocorreram por causa da doença.

Vivian cita alguns atos que devem ser realizados para prevenir os dois tumores “Na questão preventiva do câncer de mama, existem medidas de comportamento que vão ajudar na prevenção da doença. Mas, quando chamamos para a mamografia, queremos realmente prevenir a mortalidade. Já no câncer de colo do útero, hoje, o que é prevenível é a proteção contra o HPV, que é um vírus fortemente transmitido por contato sexual. Hoje, no município, temos a vacina contra o HPV, que são oferecidas para as meninas e os meninos, em uma idade bem precoce, na adolescência, para que façam isso antes de iniciar sua vida sexual. ”

Para receber atendimento no dia, a pessoa necessita ter em mãos um documento com foto e o cartão SUS e comparecer na UBS mais próxima.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais