Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

IGH deixará a administração da UPA Zona Norte a partir de janeiro

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins

Vereador fez a denúncia na Câmara Municipal. Secretário da Saúde garante que serviço não terá descontinuidade e que uma nova licitação já está em curso

Foto: Divulgação / Mateus Argenta

O Instituto de Gestão e Humanização (IGH), a organização social que faz a administração da Unidade de Pronto Atendimento 24 H (UPA 24H), enviou um aviso prévio à Prefeitura de Caxias do Sul informando que a partir de janeiro de 2020 não irá mais prestar o serviço no local. A denúncia foi feita pelo vereador Alberto Meneguzzi (PSB) durante a sessão ordinária desta terça-feira (10).  “Nesse documento o superintendente do IGH, Paulo Brito Bittencourt, manda para o secretário Júlio César Freitas um aviso de que a partir de 29 de janeiro não vai mais permanecer na gestão da Unidade de Pronto Atendimento. O texto ainda fala que, a partir de 07 de janeiro, os empregados que prestam serviço nesta unidade de saúde estarão cumprindo aviso prévio, permanecendo nas suas atividades laborais até 29 de janeiro de 2020. Isso me preocupa: se o IGH vai sair da administração e vai demitir todos esses servidores como vai ser, já que não temos UPA Central por enquanto”, questionou.    

Em resposta, o secretário municipal da Saúde, Júlio César Freitas da Rosa, confirmou a informação da saída do IGH, mas disse que a prefeitura já está em tratativas com a entidade e com o Ministério Público para resolver a situação. Ele também rebateu as acusações de Meneguzzi: “Infelizmente a informação vazou de forma irresponsável, mais uma vez, pelo vereador Alberto Merneguzzi. O IGH nos notificou dando um prazo previsto no contrato de 90 dias de antecedência. O IGH, por entender que nós estávamos fazendo alguns movimentos de aumentarmos o rigor, aumentarmos os mecanismos de controle, pediu a dispensa. Por uma questão muito lógica: o edital de chamamento da UPA Central tem mecanismos de controle e de qualidade bem mais avançados do que foi feito na UPA Zona Norte. Nós estamos adequando esses procedimentos e estamos já protocolados na Cenlic um novo chamamento público para a administração na UPA Zona Norte nos mesmos moldes da UPA Central”, declarou.

Júlio Freitas ainda explicou como será a transição. “Assim que encerrar a gestão do IGH na UPA Zona Norte, imediatamente assumirá outra organização social, por um período emergencial , até que seja feito o novo chamamento público. E só não continuará trabalhando na UPA Zona Norte os funcionários que não queiram E nós vamos garantir a rescisão e todos os direitos trabalhistas de todos os funcionários do IGH lá na UPA Zona Norte. Num momento seguinte vamos comunicar a população de Caxias do Sul de que não haverá descontinuidade do serviço”.  

Outro questionamento feito pelo vereador Alberto Meneguzzi foi o motivo da desistência do IGH de permanecer na administração da UPA Zona Norte: “No documento, o IGH fala de uma suposta irregularidade contratual e diz que a Secretaria Municipal da Saúde não teria aceitado as justificativas do IGH para essas irregularidades”.

Diante disso o secretário afirmou que foram algumas questões de não concordância de valores e metas. Júlio Freitas ainda afirmou que a administração está focada na abertura da UPA Central e que em janeiro irá trabalhar para resolver as questões da UPA Zona Norte.

Ouça no link acima da foto.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais