Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Médico explica quais são os transtornos mentais mais comuns durante a gravidez

Baixar Áudio por Ricardo Silva

Recentemente, um fato que aconteceu no Estado de Santa Catarina gerou repercussão nacional. Uma mulher perdeu o bebê e assassinou sua amiga, que também estava grávida, para retirar a criança, que assumiu como sendo seu filho.

O fato fez levantar as discussões sobre os transtornos mentais que podem acometer as mulheres durante a gestação e período puerperal. Segundo o professor do curso de Medicina da UPF, Dr. André Gonzales Real, que também possui mestrado em Psiquiatria e Ciências do Comportamento e especialização em Residência Médica em Psiquiatria, a depressão atinge aproximadamente 10% das mulheres grávidas.

O transtorno, que é o mais comum, pode ter sua intensidade aumentada no caso das gestantes que deixam de tomar os medicamentos durante a gravidez. Em função do “desequilíbrio” hormonal, há também a possibilidade de que se aflorem sintomas como ansiedade, ou quadros de bipolaridade e esquizofrenia.

O apoio da família e acompanhamento médico são importantes aliados para impedir que os transtornos mentais surjam. Segundo o médico, uma gravidez planejada também ajuda a reduzir as doenças relacionadas. Ouça a entrevista.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais