Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Secretário da Saúde espera que nova UPA esteja em pleno funcionamento até o final do ano

Baixar Áudio por Rodrigo Fischer

Edital lançado nesta quarta-feira (10/07) coloca que objetivo da unidade é atender 350 pessoas por dia

Foto: Mateus Argenta/Divulgação

A Prefeitura de Caxias o Sul lançou, nesta quarta-feira (10/07), uma licitação para selecionar a entidade que administrará o antigo Postão, que passará a ser chamado de UPA Central 24H.

Neste edital, a opção escolhida foi pela gestão compartilhada. Para quem gerir o local, será necessário auxiliar nas contratações de aproximadamente 355 profissionais, entre médicos, dentistas, equipes de enfermagem e farmacêutica, para atender 350 usuários por dia. Para Tua Rádio São Francisco, o secretário Municipal da Saúde (SMS), Júlio César Freitas, detalhou o motivo da administração escolher esse modo de gerenciamento. Segundo ele, esse modelo custará aos cofres públicos cerca de R$ 2 milhões mensais, com custeio da folha de pagamento, estrutura e serviços. Caso o Município abrisse a nova UPA com servidores municipais, o valor chegaria a mais de R$ 3 milhões.

Porém, essa forma de gestão já sofreu diversas contrariedades pelo Conselho Municipal de Saúde. Em agosto do ano passado, o órgão estipulou um prazo de seis meses para a SMS assumir o controle total da UPA Zona Norte e, em março deste ano, iniciar nomeações de servidores para trabalhar no local. Conforme Freitas, o conselho tem um caráter consultivo e deliberativo para questões de saúde pública e de fiscalizar o trabalho do Executivo relacionado ao tema, não sendo função do órgão interferir em questões de gestão e da definição da modalidade do serviço a ser prestado.

O secretário ainda coloca que até o final do ano a UPA Central funcionará em plenas condições. “Nós dependemos da reforma física do prédio, dependemos de 25 licitações que estão em andamento e, ainda, dependemos de todos os trâmites desse chamamento público. A nossa determinação, vinda do prefeito, é de que até o final do ano de 2019 a UPA Central esteja em pleno funcionamento para a população de Caxias do Sul”, afirmou.

O trâmite será feito na modalidade processo seletivo simplificado, com a abertura dos envelopes prevista para ocorrer no dia 09 de agosto, às 9h, na Sala de Licitações do Executivo caxiense.

Esse tipo de licitação ocorre em duas etapas. Na primeira, deve ser apresentado um envelope com as propostas técnicas e o plano de trabalho, com interessado devendo atingir um mínimo de 70 pontos dos 100 possíveis para passar para a próxima fase. Nesta segunda, será analisada a proposta de preço, que, junto com outros pré-requisitos que constam no edital, seleciona a entidade que fará a administração do local.

(Ouça a notícia abaixo do título da matéria).

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais