Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Com 76 servidores afastados, Saúde mantém restrição em alguns serviços

por Isadora Helena Martins

Tendência é que atendimentos não urgentes fiquem mais demorados

Foto: Divulgação / Maicon Duarte

A propagação da Covid-19 segue avançando em Caxias do Sul. Os contágios seguem afastando servidores, principalmente de profissionais da linha de frente. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) comunicou no fim de tarde desta desta segunda-feira (10) que o número de servidores afastados por covid-19 ou por contato com caso positivo subiu para 76 após nova atualização. Em função das equipes reduzidas, a pasta mantém alterações nos serviços.

No Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs), as doações de sangue passam a ser feitas somente por agendamento para reduzir a circulação de pessoas. Para agendar, é preciso encaminhar WhatsApp para (54) 9 8418.8487 ou ligar para (54) 3290-4543 e 3290-4536. Outra alteração é no horário do Departamento de Avaliação, Controle, Regulação e Auditoria (Dacra), que passa a ter atendimento ao público das 8h às 13h.

Como casos suspeitos de covid-19 não se confirmaram no Centro Especializado de Saúde (CES), todas as consultas agendadas voltam a ser realizadas normalmente a partir desta terça-feira (11). Também não há alterações no atendimento das farmácias Básica, Especializada e do Componente Estratégico.

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), os procedimentos agendados, como curativos, serão reorganizados por turnos, conforme a disponibilidade de equipe, para otimizar os serviços. Neste momento da pandemia, em que há grande número de servidores afastados e foi preciso reorganizar equipes para manter os serviços, a SMS solicita a compreensão da população, pois a espera para a realização dos atendimentos não urgentes pode ser maior.

A SMS lembra que todas as medidas de prevenção à covid-19 devem ser mantidas por todos: usar máscara corretamente, evitar aglomerações, manter ambientes arejados e higienizar as mãos. Pessoas com sintomas gripais devem fazer o teste imediatamente. Quem não tem sintomas, mas entrou em contato com caso positivo deve ir do 5º ao 10º dia após o contato. Todas as UBSs dispõem de testes, exceto a UBV Alvorada, cujo foco é na vacinação. O resultado sai em poucos minutos, mas em função das equipes reduzidas, pode haver um tempo maior de espera.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais