Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Psiquiatra explica os mecanismos que podem levar a pessoa a sentir desejo de tirar a própria vida

Baixar Áudio por Beverli Rocha

Casos de suicídio crescem entre adolescentes no Brasil

Foto: Divulgação

Os números entre os brasileiros são preocupantes: de 2007 a 2016, 106.374 pessoas morreram em decorrência do suicídio — em 2016, a taxa foi de 5,8 por 100 mil habitantes. Os dados foram apresentados pelo Ministério da Saúde em meados de 2018. Atento a epidemia da dor e angtústia humana que leva ao suicídio, as autoridade na ocasião informaram a população que iriam realizar projetos de prevenção, como a ampliação das Redes de Atenção Psicossocial (RAPS) em cidades onde há alto índice de suicídio como em Manaus (AM), Campo Grande (MS), Boa Vista (RR), Teresina (PI), Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC).
O Ministério também anunciou à época que daria apoio ao Centro de Valorização da Vida (CVV): em 2017, 2 milhões de pessoas ligaram de maneira gratuita para o número 188, que oferece apoio emocional e de prevenção do suicídio. É justamente o CVV de Caxias do Sul que se mobiliza com a comunidade local para trazer à cidade o renomado psiquiatra, Neury José Botega. Ele é estudioso do assunto e autor de livros como Prática Psiquiátrica no Hospital Geral, Crise Suicida e o mais recente, A Tristeza transforma, A Depressão paralisa.

Botega estará em Caxias na próxima sexta-feira, dia 12, às 19h30 no Teatro Murialdo para falar sobre prevenção ao suicídio. O especialista concedeu entrevista ao programa Temática na manhã desta terça-feira sobre o tema. Confira na íntegra.

 

A saber: A palestra "A tristeza transforma, A depressão paralisa" com Neury José Botega está com ingressos a venda na portaria da Tua Rádio São Francisco, na Bel Joias, Top Down, Floricultura Bel Flores e Ótica City em São Pelegrino. Custa R$ 50,00. No dia do evento, na entrega do ingresso, o participante recebe o livro do autor com o mesmo título da palestra.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais