Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Paciente internado no Hospital Virvi Ramos que recebeu plasma convalescente para tratamento da Covid-19 apresenta melhora

por Isadora Helena Martins

O garibaldense, de 63 anos foi o primeiro a receber o tratamento no RS. Outras instituições da Serra já manifestaram interesse em prosseguir os estudos com a técnica experimental.

Foto: Divulgação / Andréia Copini

O primeiro paciente a receber a transfusão de plasma convalescente para tratamento da Covid-19, no Rio Grande do Sul, começou a apresentar melhora do quadro clínico. Trata-se do morador de Garibaldi, de 63 anos, que está desde o início de maio internado no Hospital Virvi Ramos, em Caxias do Sul.

Ele recebeu a transfusão do plasma sanguíneo de um doador que se curou da Covid-19, no dia 26 de maio, quando já estava há três semanas sob ventilação mecânica. Nesta terça-feira (09), 15 dias após o início do tratamento, o paciente começou a apresentar melhoras como recuperação gradual da autonomia respiratória e recuperação da consciência.

Conforme o médico intensivista do Hospital Virvi Ramos, Róger Weingartner, os resultados do tratamento experimental são promissores: “Cabe ressaltar que não teve nenhum efeito adverso e de lá pra cá ele vem apresentando melhoras lentas, mas diárias. Ele já acorda, já consegue responder aos estímulos, já se comunica e do ponto de vista respiratório também apresentou uma melhora nesse período. E já está em processo de retirada da ventilação mecânica”.

O especialista também reforçou durante entrevista na Tua Rádio São Francisco que é preciso aprofundar o estudo, em outros pacientes, para poder atribuir a melhora do quadro clínico à transfusão do plasma convalescente. Nesse sentido, ele afirmou que outras instituições da Serra como o Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves e o Hospital Beneficente São Carlos, em Farroupilha, já demonstraram interesse em aprofundar o estudo. Ouça a entrevista completa AQUI.

O tratamento com o plasma convalescente busca auxiliar pacientes que se encontram em estado grave, devido a complicações ocasionadas pela Covid-19, a partir de uma injeção de anticorpos contra a doença que se encontram no extrato sanguíneo de pacientes já curados. O doador para o procedimento que foi realizado no Hospital Virvi Ramos, foi Fábio Klamt, de 44 anos, morador de Porto Alegre.

Segundo Weingartner, o hospital pretende continuar o estudo, inclusive testando a técnica em pacientes com a doença de forma mais precoce. Por isso, o Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) continua captando doadores e fazendo a coleta do plasma de pessoas que já se curaram da Covid-19. Podem ser doadores homens, de no mínimo 18 e no máximo 60 anos, que foram infectadas pelo coronavírus e que tiveram a confirmação da doença por meio do teste PCR. Também é preciso estar curado há mais de 28 dias, sem sintomas da doença e não apresentar outras doenças infecciosas. As doações precisam ser agendadas pelos telefones (54) 3290-4543 e (54) 3290-4580 ou por meio do whatsapp (54) 984188487. O Hemocs atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min e aos sábados das 8h até 12h, na rua Ernesto Alves,2260, ao lado da UPA Central.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais