Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Campanha aborda a importância da prevenção da saúde mental

por Aldoir Santos

Janeiro Branco foi criado em 2013

Psicóloga Mariani e a coordenadora do CAPS Fernanda Fanchetti estiveram no Temática
Foto: RD Fátima

Em outubro de 2013, inspirados pela Campanha Outubro Rosa daquele ano, psicólogos e psicólogas de Uberlândia (MG) tiveram uma ideia: “virada de ano é um período em que as pessoas entram em um movimento espontâneo de avaliação das suas próprias vidas e, Janeiro, o primeiro mês do ano, é um mês terapêutico por natureza. Vamos, então, aproveitá-lo e instigar as pessoas a pensarem sobre Saúde Mental, sentidos de vida, propósitos existenciais, qualidade de relacionamentos, equilíbrio emocional e se são, ou não, verdadeiramente felizes.”

A ideia era aproveitar a posição estratégica, assim como o perfil introspectivo do mês de Janeiro, e chamar a atenção das pessoas (e autoridades públicas) para essas questões de ordem psicológica-existencial, incentivando-as a tomarem o início do ano como um ponto de partida privilegiado para pensarem sobre as suas condições psicológicas e investirem em mais saúde mental em suas vidas.

Assim nasceu a Campanha Janeiro Branco – uma campanha totalmente dedicada à conscientização e à prevenção em relação à saúde mental. A psicóloga Mariani Ferreira do Centro de Atenção Psicossocial de Vacaria destaca que o tema da campanha este ano é Precisamos Falar sobre Saúde Mental. A psicóloga acrescenta que a prevenção é relevante quando se trata desse tema.

A coordenadora do CAPS Fernanda Fanchetti observa que todos podemos fazer uma retrospectiva do ano anterior e definir algumas estratégias para melhorar a saúde mental em 2020. A entrevista completa está no Podcast. 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais