Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
 
 

Mutirão de Saúde do Homem ocorre neste sábado (11/11), em Caxias

por Pablo Ribeiro

Todas as UBSs estarão abertas das 9h às 13h; dia também será oportunidade para os pais vacinarem crianças e adolescentes de até 14 anos

Foto: Natália Silvestre/Banco de Dados/Divulgação

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza, neste sábado (11/11), um Mutirão de Saúde do Homem, em Caxias do Sul. Todas as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas das 9h às 13h, para que o público masculino tenha uma oportunidade a mais para buscar os atendimentos. A ação integra o Novembro Azul, mês dedicado à conscientização e a falar mais sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Para homens de 50 anos ou mais em geral e para os de 45 anos ou mais com sintomas característicos de câncer de próstata (alteração na frequência e padrões urinários, sangue na urina, disfunção erétil) ou fatores de risco (ter histórico familiar da doença ou ser negro), haverá orientações para exame de próstata PSA (por amostra de sangue) e encaminhamento para urologista

Além das ações voltadas ao câncer de próstata, objetivo principal do Novembro Azul, todas as UBSs terão outros serviços voltados ao cuidado da saúde do homem: testes de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), informações sobre doenças crônicas (diabetes, hipertensão, obesidade, tabagismo…) e vacinas: febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tétano (para homens não vacinados) e covid-19 (nas UBSs que aplicam essa vacina)

Outro serviço será o atendimento odontológico, este disponível nas UBSs Bela Vista, Centro de Saúde, Cinquentenário, Cristo Operário, Desvio Rizzo, Eldorado, Mariani, Pioneiro, Salgado Filho, São Vicente e voltado a homens e também a crianças e adolescentes de até 14 anos.

Também no sábado, todas as UBSs estarão com as salas de vacinas abertas para aplicar doses do calendário de rotina para crianças e adolescentes de até 14 anos. No caso da vacina contra covid-19, será ofertada nas UBSs que já aplicam esse imunizante.

O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum em homens, o que alerta para os cuidados com a saúde masculina; o primeiro é o câncer de pele não-melanoma. No ano de 2022 foram registrados 43 óbitos por câncer de próstata em Caxias do Sul. Em 2023, são 38 até outubro.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) orienta que todos os homens com 45 anos ou mais que apresentem sintomas ou que tenham fatores de risco e também aqueles de 50 anos ou mais (mesmo sem sintomas e mesmo que não tenham fatores de risco) procurem atendimento médico para realizar o exame de próstata/PSA (antígeno prostático específico - PSA, traduzido do inglês) e toque retal (20% dos tumores de próstata evoluem com exame de PSA normal, sendo necessário o toque retal). Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ofertam o exame de próstata/PSA e encaminham para avaliação urológica. Para encaminhar a detecção precoce basta marcar consulta conforme os casos mencionados anteriormente. Esses atendimentos ocorrem durante o ano todo.

 

Serviço

Mutirão de Saúde do Homem
11/11 (sábado)
9h às 13h
Todas UBSs


* Orientações para exame de próstata PSA (por amostra de sangue) e encaminhamento para urologista para o seguinte público:

- homens de 50 anos ou mais em geral

- homens de 45 anos ou mais com sintomas (alteração na frequência e padrões urinários, sangue na urina, disfunção erétil) ou fatores de risco (histórico familiar da doença ou negros)

 

*Testes de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)

* Informações sobre doenças crônicas (diabetes, hipertensão, obesidade, tabagismo...)

* Vacinas: febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tétano (para homens não vacinados); covid-19 (nas UBSs que aplicam essa vacina)

* Atendimento odontológico (público: homens; crianças e adolescentes de até 14 anos): UBSs: Bela Vista, Centro de Saúde, Cinquentenário, Cristo Operário, Desvio Rizzo, Eldorado, Mariani, Pioneiro, Salgado Filho, São Vicente.

 

Também haverá vacinas do calendário de rotina para crianças e adolescentes de até 14 anos em todas UBS!

(OBS: vacina da covid-19 apenas nas Unidades que já ofertam esse imunizante)

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais