Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Especialista explica importância da fisioterapia para recuperação de pacientes com a Covid-19

por Isadora Helena Martins

Exercícios orientados pelos fisioterapeutas são essenciais para amenizar a perda da capacidade respiratória, principalmente em casos de internação em UTI

Foto: Divulgação

A fisioterapia é fundamental para a reabilitação de pacientes que sofrem algum tipo de trauma físico e que venham a apresentar perda de mobilidade. Devido à pandemia do novo coronavírus, a atuação dos fisioterapeutas ganhou ainda mais visibilidade, inclusive no auxílio de recuperação da capacidade respiratória. 

Principalmente para quem desenvolve formas graves da doença, a falta de ar e dificuldade para respirar tornam-se comuns, muitas vezes, até após a alta hospitalar. Somente com o auxílio da fisioterapia algumas pessoas conseguem recuperar a mobilidade da musculatura que integra o mecanismo da respiração.

Conforme explicou a professora do curso de Fisioterapia da Anhanguera de Caxias do Sul, Angelica de Conti, os fisioterapeutas são profissionais essenciais que integram as equipes hospitalares e de UTIs: “É um serviço obrigatório dentro das Unidades de Terapia Intensiva. Geralmente os pacientes são atendidos duas vezes por dia. O atendimento segue quando o paciente sai da UTI e também em domicílio, porque eles podem permanecer com dificuldades como falta de ar e cansaço. E nós, com exercícios respiratórios, vamos melhorar essa capacidade muscular e respiratória”. 

Durante entrevista na Tua Rádio São Francisco, Angelica também deu dicas de exercícios que podem ser feitos em casa pelos pacientes em recuperação da Covid-19. Ouça AQUI. 

Dia Mundial da Fisioterapia

Nesta terça-feira, 08 de setembro, também foi lembrado o Dia Mundial da Fisioterapia. A data, celebrada desde 1996, foi instituída pela Confederação Mundial de Fisioterapia (WCPT - World Confederation for Physical Therapy). 

Este é um dia de sensibilização a respeito da importância dos fisioterapeutas para a saúde e para a autonomia do homem e um dia de divulgação da profissão. É também uma homenagem a todos os fisioterapeutas do mundo que diariamente ajudam as pessoas a superar problemas musculares e esqueléticos, assim como a recuperar de doenças.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais