Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Secretaria da Saúde e hospitais Pompéia e Geral acordam pela suspensão temporária de cirurgias eletivas

por Pablo Ribeiro

Medida foi tomada em função da indisponibilidade de leitos para internação de pacientes de alta complexidade

Foto: Pablo Ribeiro/Tua Rádio São Francisco

Em função da indisponibilidade de leitos livres em hospitais e da baixa rotatividade de pacientes, bem como da lotação das UPAs, com risco de prejuízo inclusive ao funcionamento do Samu, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e os hospitais Pompéia e Geral acordaram, nesta quarta-feira (07/06), pela suspensão temporária de cirurgias eletivas (não urgentes) por 15 dias. A medida tem o objetivo de garantir a possibilidade de internação aos pacientes que demandarem atendimento hospitalar de urgência.

A situação enfrentada pela rede de saúde no momento não é reflexo exclusivamente de doenças respiratórias, mas muito mais em função da alta demanda de casos clínicos que exigem acompanhamento de alta complexidade, principalmente nas áreas de cardiologia, oncologia, vascular, neurologia e nefrologia. São situações de pacientes que precisam de internação nos hospitais Pompéia e Geral, o que inviabiliza a compra de leitos em outras instituições (referências para pequena e média complexidade). A Secretaria da Saúde esclarece, ainda, que a abertura de hospital de campanha não atende à necessidade atual, visto que os casos que têm impactado na rede são de alta complexidade

Em função da alta demanda e da restrição de leitos, nos últimos dias o Samu enfrentou risco de indisponibilidade de ambulâncias para atender a urgências e emergências. Isso ocorre quando um paciente é socorrido pelo Samu, levado ao hospital mas não há leito livre, o que obriga que a ambulância permaneça, com a maca retida no local, até a obtenção de vaga. Por esse motivo, o Samu precisou recorrer com frequência ao acesso por “vaga zero”, que na verdade serve para garantir acesso imediato aos pacientes com risco de morte ou sofrimento intenso.

O cancelamento temporário das cirurgias eletivas tem o objetivo, também, de evitar a desassistência em casos de urgência e emergência.

A Prefeitura, por meio da SMS, segue o planejamento para a abertura dos 83 novos leitos do Hospital Geral, importantes para amenizar o impacto atual. O funcionamento dos novos leitos implica em ampliação do Teto MAC e em verba para custeio, demandas já apresentadas ao Estado e ao Governo Federal.

A situação da rede hospitalar seguirá sendo monitorada pela SMS durante o período de suspensão das cirurgias eletivas.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais