Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Vila Maria apresenta resultados do Levantamento de Índices para Aedes Aegypti

por Camila Agostini

Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti foi realizado de 22 a 28 de maio

Foto: EBC

Em Vila Maria foi realizado,  entre os dias 22 e 28 de maio, o LIRAa/LIA -  Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti. O trabalho foi realizado pela Vigilância Ambiental em Saúde, em conjunto com as Agentes Comunitárias de Saúde. Foram feitas visitas nos imóveis do município para verificar o índice de infestação predial, bem como a possibilidade de surtos de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Foram realizadas 338 visitas e cinco amostras, sendo 04 positivas para Aedes aegypti, o que determinou baixo risco de surtos de doenças relacionadas ao vetor. Dessa forma, o índice de probabilidade de presença de focos nos imóveis é de 0,9%.

Os principais criadores encontrados foram: reservatórios com água da chuva e potes. É importante lembrar que os reservatórios devem ser bem vedados; Também é recomendado o uso de telas milimétricas, na entrada de água e no ladrão, para evitar o acesso do vetor . Recipientes devem ser mantidos secos e em local coberto.

Com a diminuição da temperatura devido à proximidade do inverno diminui naturalmente a presença do mosquito, porém os cuidados devem permanecer na rotina da comunidade, já que o manejo realizado no inverno diminui a presença do Aedes Aegypti no verão.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais