Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Covid-19: testagem para estudo da UFPel tem nova etapa neste final de semana, com participação de pesquisadores da UCS

por Clayton Camargo

Estudo conta com a parceria da Universidade de Caxias do Sul, por meio de docentes na coordenação das ações locais e da atuação de estudantes de Medicina na aplicação dos testes

Foto: EBC

Neste final de semana, dias 9 e 10 de maio, ocorre a terceira etapa da aplicação de testes para identificar casos de Covid-19 através da pesquisa de anticorpos, viabilizada em estudo coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e pelo Instituto de Pesquisas de Opinião (IPO), encomendado pelo governo estadual, e que em Caxias do Sul conta com o apoio da Universidade de Caxias do Sul e da Prefeitura Municipal.

Para a ação, os pesquisadores percorrem residências de cerca de 40 bairros caxienses, identificados com jaleco da UCS, certificado da UFPel e do IPO. Em cada casa visitada será aplicado um teste, e caso indique positivo os outros moradores também serão submetidos, podendo contar posteriormente com apoio e orientações da Vigilância Epidemiológica do Município.

A equipe da UCS é composta pelas professoras Lessandra Michelin, Liliana Portal Weber e Marina Mantesso, coordenadoras da ação localmente, 25 entrevistadores (e 17 suplentes), que são acadêmicos do curso de Medicina, e dois funcionários do Instituto de Pesquisas de Opinião. A iniciativa tem o apoio da Área do Conhecimento de Ciências da Vida e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UCS.

Etapas e resultados anteriores

Conforme explica a professora Liliana Portal Weber, coordenadora do curso de Biomedicina da UCS e uma das responsáveis pelas ações no município, em Caxias do Sul já foram testadas 1 mil pessoas a partir da pesquisa. “Não obtivemos nenhum teste positivo para anticorpos, significando que estas pessoas que foram testadas ainda não estão protegidas para a Covid-19”, pontua.

Confira os resultados das etapas anteriores, que associam os dados de Caxias do Sul aos demais municípios participantes (Pelotas, Santa Maria, Uruguaiana, Ijuí, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul, Lajeado e Porto Alegre):

Primeira fase (11 a 13 de abril): 4.189 testes válidos; 2 testes positivos; 0,05% com anticorpos; 1 infectado a cada 2.000 habitantes; e a estimativa de 5.650 pessoas com anticorpos no RS.

Segunda fase (25 a 27 de abril): 4.500 testes válidos; 6 testes positivos; 0,13% da população com anticorpos; 1 infectado a cada 769 habitantes; 15.066 pessoas com anticorpos no RS.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais