Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Demora no diagnóstico do câncer de mama aumenta as chances de realização da mastectomia

por Thais Baldasso

Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, em 70% dos casos da doença, a mulher é submetida à cirurgia

Foto: EBC

Um alerta da Sociedade Brasileira de Mastologia acendeu a luz vermelha a respeito de uma das doenças que mais mata no mundo. O câncer constitui, depois das doenças cardiovasculares, a segunda causa de morte de mulheres.  Segundo a Sociedade, em 70% dos casos de câncer de mama diagnosticados no país a mulher passa por uma mastectomia (remoção total da mama). O principal motivo é que a doença é identificada em estágio avançado.

Para a sociedade, esse índice está ligado à dificuldade do diagnóstico precoce e a demora ao acesso a consultas, exames, biópsia e tratamento. Pesquisas internacionais apontam que se o tumor é descoberto logo no início - com menos de dois centímetros - as chances de cura podem chegar a 95%, diz a entidade.

No programa Temática desta terça-feira, o Dr. Antônio Frasson, presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, comentou sobre a limitação do acesso das mulheres aos exames preventivos e sobre o aumento da incidência da doença na região sul do País, em função da falta de atividade física, stress, má alimentação, obesidade e maternidade tardia. O médico também lembrou a lei que prevê a reconstrução mamária após a mastectomia por meio do SUS. Confira a entrevista completa em podcasts.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais