Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Banco de Sangue de Caxias do Sul solicita doações diante dos estoques em estado crítico

por Isadora Helena Martins

Com o período de férias, doações tiveram queda significativa, causando risco de desabastecimento

Foto: Divulgação / Renato Araújo / Agência Brasília

O período de férias tem gerado grandes impactos para o Banco de Sangue de Caxias do Sul cujo estoque está em situação crítica. Nas duas últimas semanas, foram coletadas menos de 30% das bolsas de sangue necessárias para garantir o atendimento seguro dos pacientes e dos hospitais de Caxias e região.

Diante da iminência do desabastecimento, a instituição solicita que a população colabore com a doação de sangue neste início de ano. Entre os tipos sanguíneos mais necessários no momento estão o O- e O+ que estão 90% abaixo do estoque mínimo para atender quem mais precisa. Vale ressaltar que pessoas com sangue O-, doam para todos os tipos sanguíneos, por isso, são chamados de doadores universais e pessoas com sangue O+, doam para todos os pacientes com sangue fator positivo. Por isso, a doação desse grupo de voluntários é extremamente importante para manter o atendimento de muitas vidas. Entretanto, todos os tipos sanguíneos serão bem-vindos.

Uma doação pode ajudar a salvar até quatro vidas, pois após a coleta, o sangue passa por um processo de centrifugação no qual são divididos os hemocomponentes destinados para diferentes transfusões.

O Banco de Sangue localiza-se no centro de Caxias do Sul, Rua Garibaldi nº 476, devido a pandemia o serviço sugere que o doador faça o agendamento seguro e rápido pelo whatsapp e/ ou contato pelo fone: 54991-134710.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais