Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Aumento de casos de Covid-19 afasta servidores e causa restrições nos serviços de saúde em Caxias

por Isadora Helena Martins

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, até esta sexta-feira (07), pelo menos 50 servidores estavam afastados por terem contraído o vírus ou por terem contactado com pessoas positivadas

Foto: Divulgação / Maicon Duarte

O crescente número de novos casos da Covid-19 em Caxias do Sul deve ocasionar restrições em alguns serviços públicos. Em comunicado emitido nesta sexta-feira (07), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) afirmou que, pelo menos 50 servidores da área estão afastados devido à contaminação, sendo a maioria de linha de frente, o que limita a manutenção plena dos atendimentos. Por isso, a partir de segunda-feira (10), as salas de vacinas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão fechadas por 30 dias para as vacinas do calendário vacinal. A aplicação das vacinas contra covid-19 e contra Influenza (gripe) não sofre alterações.

A SMS programa a realização de mutirões de vacinação aos sábados para aplicação de doses do calendário vacinal para que a população não fique desassistida. Essa medida é necessária devido ao afastamento de servidores das equipes nas UBSs.

Outra medida diz respeito ao Centro Especializado de Saúde (CES). Todas as consultas marcadas para segunda-feira (10) nas especialidades dermatologia, cirurgia geral, traumato-ortopedia, gastroenterologia, proctologia, urologia, otorrinolaringologia, fonoaudiologia, hematologia, nutrição, fisioterapia, reumatologia e angiologia serão remarcadas. Para terça-feira (11), a situação será avaliada na segunda-feira, conforme o quadro de servidores, visto que há mais casos suspeitos em avaliação.

Por outro lado, haverá reforço da testagem, com mais um ponto para realização de testes até 20h. A partir de segunda-feira (10) a UBS Centro de Saúde passa a funcionar das 16h30 às 20h como referência para testes de covid-19. Antes desse horário, o atendimento na Unidade é normal. O critério para testagem segue o mesmo: pessoas com sintomas gripais ou sem sintomas que tiveram contato com caso positivo devem ir do 5º ao 10º dia após o contato. O ponto será avaliado semanalmente, conforme o cenário epidemiológico.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais