Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Campanha de Vacinação Contra o Sarampo inicia em Caxias do Sul

por Isadora Helena Martins

Secretaria da Saúde solicita que a população procure a imunização nas quartas-feiras para evitar desperdícios de doses

Foto: Divulgação / EBC

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo inicia nesta segunda-feira (07). O objetivo é aumentar a cobertura vacinal e impedir o avanço da doença que voltou a ser registrada no Brasil. Somente neste ano, já foram confirmados mais de 5,4 mil casos de sarampo e seis mortes em todo o País.

A mobilização ocorre em duas etapas. Neste mês, o público-alvo é as crianças de seis meses a menores de cinco anos. Conforme explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul, Andréa Dal Bó, apenas as crianças que não tomaram a vacina devem ser imunizadas. “Essa campanha vai ser focada nas crianças dessa faixa etária que não estão vacinadas. E também nas crianças de seis meses a um ano incompletos, pois essa faixa etária é a que está sendo mais acometida no Brasil e não é contemplada no calendário vacinal. Lembrando que essa dose não exclui a vacinação que precisa ser feita a partir de um ano de idade”.   

A imunização está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município até o dia 25 de outubro. As UBSs atendem de segunda a sexta-feira, no horário habitual de funcionamento de cada serviço.  No sábado, 19 de outubro, ocorre o Dia D de vacinação. Nesta data as UBS’s estarão abertas das 8h às 17h. Porém Andréa salienta que população procure as vacinas principalmente nas quartas-feiras, com o objetivo de concentrar mais pessoas nessas datas para evitar desperdícios, pois um frasco da vacina rende para até 10 crianças.

A médica ainda explica que há algumas contraindicações para a vacina: “A vacina é contraindicada para pessoas que têm problema na imunidade e pessoas que têm alergia a leite. Não é a intolerância a lactose, as pessoas com intolerância podem fazer. A contraindicação é para as pessoas que tem alergia á proteína do leite”.

Em Caxias do Sul, não houve nenhum registro neste ano de caso de sarampo ou de pacientes que tenham suspeita da doença. Porém a cidade apresenta baixo índice de imunização, 61%, enquanto o indicado pelo Ministério da Saúde é que 95% da população esteja vacinada.

A segunda etapa da campanha, para adultos de 20 a 29 anos, está agendada para 18 a 30 de novembro.

Ouça AQUI.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais