Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Estudo sobre coronavírus inicia terceira etapa neste final de semana

por Ana Lúcia Jacomini

Assim como nas duas primeiras etapas do estudo, 500 pessoas serão testadas, seguindo metodologia específica para sorteio e seleção

Pesquisa é aplicada em nove cidades gaúchas
Foto: Divulgação/UPF

A terceira fase do estudo populacional sobre a pandemia da Covid-19, que está sendo conduzido pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), será realizada neste final de semana em nove regiões do Rio Grande do Sul, incluindo Passo Fundo. No município passofundense, a coleta de dados está sob a coordenação dos pesquisadores da Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade Federal da Fronteira Sul (Uffs) e Faculdade Meridional (Imed).

O objetivo do estudo, intitulado EPICOVID19 é estimar o percentual de gaúchos com anticorpos para o vírus SARS-coV-2, determinar o percentual de infecções assintomáticas ou subclínicas, avaliar a velocidade de expansão da infecção ao longo do tempo e obter cálculos precisos da letalidade do vírus. Em Passo Fundo, assim como nas duas primeiras etapas do estudo, 500 pessoas serão testadas, seguindo metodologia específica para sorteio e seleção.As nove cidades onde foram realizadas as coletas, incluindo Porto Alegre, representam 31% da população gaúcha (11,3 milhões de habitantes). 

Durante a visita, os entrevistadores aplicam um breve questionário e coletam uma amostra de sangue (uma gota) da ponta do dedo do participante, que será analisada pelo aparelho de teste em aproximadamente 15 minutos. O teste rápido detecta a presença de anticorpos, que são defesas produzidas pelo organismo somente depois de sete a dez dias da data de contágio pelo vírus. Dentro desse período, o resultado pode apontar negativo, mesmo que a pessoa tenha contraído o coronavírus. Em caso de resultado positivo, os participantes recebem um informativo com orientações e, em seguida, são contatados para acompanhamento e suporte da secretaria de saúde local.

Números da pesquisa/ segunda etapa

-Para cada 1 milhão de habitantes no RS, estima-se que existam 1.300 infectados reais, 108 notificados;

-Para cada caso notificado nas nove cidades da pesquisa, existem cerca de 12 casos não notificados;

-A letalidade da Covid-19 no RS está em 3,6% dos casos notificados (49 óbitos/1.350 casos até 28/4);

-Com base na estimativa do estudo, a letalidade está em 0,33% (49 óbitos para 15.066 casos);

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais