Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Semana do Uso Racional de Medicamentos alerta para riscos da automedicação

por Isadora Helena Martins

As atividades de conscientização ocorrem em UBSs e farmácias de Caxias do Sul

Foto: Divulgação

O uso correto e consciente dos medicamentos é necessário para que não se tornem prejudiciais à saúde. Por isso, a Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul promove, a partir desta segunda-feira, 07, a Semana do Uso Racional de Medicamentos, com o objetivo de orientar a população sobre os benefícios e os riscos dos fármacos. Até o dia 11 de maio, serão desenvolvidas ações educativas nas Unidades Básicas de Saúde e nas farmácias do município.

As equipes das UBSs trabalharão com os usuários, em atividades de sala de espera, temas como automedicação, armazenamento e descarte correto de medicamentos. Haverá também distribuição de material informativo e orientações para acessar a lista de remédios fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Caxias do Sul, por meio do site da prefeitura.

Na UBS Santa Fé haverá uma atividade de sensibilização dos pacientes que fazem uso de medicação contínua por meio de bate-papo com o grupo de Hipertensos e Diabéticos. A atividade será realizada nesta terça-feira, 08, a partir das 13h30. Esta ação será desenvolvida pela equipe da UBS com a parceria da Universidade de Caxias do Sul (UCS), com o professor Diego Gnatta e os alunos do 4° semestre do curso de Farmácia.

Dentre os principais riscos da automedicação estão intoxicações, efeitos adversos e até mesmo reações alérgicas fatais. O uso incorreto de remédios também pode mascarar sintomas de uma doença e atrasar o diagnóstico. Além disso, pode anular ou potencializar o efeito de outro medicamento por combinação incorreta ou por utilização de mesma substância ativa já utilizada sob um nome diferente, alterando o resultado esperado dos tratamentos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais