Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Prefeitura de Caxias realiza Dia D contra a dengue neste sábado (09/03)

por Clayton Camargo

Haverá reforço na fiscalização a denúncias, ações de conscientização e a população é convidada a eliminar pontos com água parada

Foto: Luís Carlos da Silva Júnior

A Prefeitura de Caxias do Sul realiza, no próximo sábado (09/03), o Dia D contra a dengue, uma grande mobilização para sensibilizar a população sobre a doença. A ação reúne conscientização, orientação, reforço no atendimento a denúncias e também conta com o apoio da população, uma vez que o combate à dengue é coletivo e depende de todos para eliminar pontos com água parada e frear a proliferação do mosquito transmissor.

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas das 9h às 15h para o Mutirão de Saúde da Mulher e as equipes também prestarão informações e orientações sobre o combate à dengue, além de entregar material informativo. Na UBS Reolon, que é um dos bairros com mais focos do mosquito identificados neste ano, haverá presença do mascote da campanha. Um carro de som circulará pela cidade orientando a população sobre a importância de realizar uma varredura no pátio e eliminar quaisquer pontos com água parada. A equipe da Vigilância Ambiental em Saúde fará reforço no atendimento a denúncias, a exemplo do realizado no último sábado (02/03), quando foram atendidas 63 denúncias de água parada em 19 bairros/loteamentos e realizadas 35 visitas domiciliares de rotina nas mesmas regiões (Esplanada, São Cristóvão, Mariland, Diamantino, São Ciro, São José, Cidade Industrial, Charqueadas, Jardim da Lagoa, Parque das Rosas, Rio Branco, São Pelegrino, Fazenda Souza, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora da Saúde, Cidade Nova, Kayser, Salgado Filho e Planalto). Para se ter uma ideia do volume, o mês de fevereiro de 2024 registrou quatro vezes mais denúncias do que o mesmo período do ano anterior: foram 442 denúncias; em fevereiro de 2023 foram recebidas 108. No entanto, nem todas se confirmam como foco de água parada ou de criadouro mosquito da dengue, o que exige o trabalho dos agentes para fiscalização.

Em paralelo ao atendimento a denúncias, a sede da Vigilância estará aberta das 9h às 12h e das 13h às 16h30 com um espaço tira-dúvidas para orientar a população. Além disso, haverá nova ação com drone para observar locais de difícil acesso, incluindo construções e prédios altos denunciados por água parada, em parceria com a Guarda Municipal, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social. Outra iniciativa será a presença de agentes de combate às endemias em semáforos, para entregar material informativo aos motoristas.

A Vigilância Ambiental em Saúde já identificou e bloqueou 225 focos do mosquito Aedes aegypti em 2024. Já foram confirmados cinco casos de dengue autóctone (contraídos na cidade) e 18 de dengue importada (quando a pessoa viajou e retornou doente). Nenhum desses pacientes necessitou de internação.

Se chover, a ação de sábado se concentrará nas UBSs e na circulação do carro de som.

Serviço: Dia D contra a Dengue

9 de março - sábado

- Orientações em todas UBSs: 9h às 15h e presença do mascote da campanha da dengue na UBS Reolon
- Circulação de carro de som pela cidade
- Reforço no atendimento de denúncias* *
- Espaço tira-dúvidas em frente à Vigilância Ambiental em Saúde das 9h às 12h e das 13h às 16h30 (R. Ernesto Alves, 1922 - Centro)**
- Drone para fiscalização de locais de difícil acesso (parceira com Guarda Municipal/ SMSPPS)**
- Distribuição de material informativo em semáforos**

 

** atividades que podem ser suspensas em caso de chuva

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais