Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Vereadora Paula Ioris propõe multa a quem passar trote ao SAMU

por Pablo Ribeiro

O projeto está na Comissão de Constituição, Justiça e Legislação e deve ir a plenário para votação em 2018.

Foto: (Paula) Franciele Masochi Lorenzett/Divulgação

Quem passar trotes ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) poderá ser identificado e multado em Caxias do Sul. Esta é a proposta defendida pela vereadora Paula Ioris (PSDB), que protocolou um Projeto de Lei (PL) referente ao tema na Câmara Municipal, nesta terça-feira (05/12).

Durante a sessão ordinária desta terça, Paula citou dados a respeito dos trotes no município. Segundo a vereadora, o sistema True, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), identificou, desde 2010, 191.698 trotes ao SAMU, o que representa 18,86% dos telefonemas recebidos. A média diária de chamadas inverídicas é de 33.

A parlamentar destacou que o acionamento indevido dos serviços telefônicos de emergência prejudica o atendimento à população. Ela destacou que os trotes geram a ocupação indevida das linhas telefônicas e, muitas vezes, o deslocamento desnecessário de viaturas para atendimento de falsas ocorrências.

Pela proposta, a SMS fará um relatório mensal com todos os trotes recebidos pelo SAMU. O documento será encaminhado às operadoras de telefonia, que identificarão quem fez a chamada, como explica a vereadora Paula Ioris.

A multa seria de 20 Valores de Referência Municipal (VRM). Em 2017, o VRM equivale a R$ 31.33. Ou seja, se a iniciativa fosse aprovada hoje, aqueles que fossem pegos passando trotes desembolsariam R$ 626,60.

O projeto está na Comissão de Constituição, Justiça e Legislação e deve ir a plenário para votação em 2018.

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais