Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Hospital Geral, em Caxias, inaugura primeiro Centro de Referência em Atendimento Infantojuvenil do interior do Estado

por Pablo Ribeiro

Objetivo é garantir a atenção e o atendimento integral e interinstitucional às crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência

Foto: Hospital Geral/Divulgação

O Hospital Geral de Caxias do Sul inaugurou na última segunda-feira (02/05) o primeiro Centro de Referência em Atendimento Infantojuvenil do interior do Estado (CRAI). O atendimento será realizado através do HG, junto ao Programa de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (Pravivis).

O evento ocorreu no Hospital Geral com a presença da secretária adjunta do Estado, Ana Lucia Pires Afonso Da Costa, da promotora de justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões, Luciana Cano Casarotto, da secretária municipal de Saúde de Caxias do Sul, Daniele Meneguzzi, representando o prefeito, do presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, José Quadros dos Santos, e do diretor-geral do Hospital Geral, Sandro de Freitas Junqueira, entre outras autoridades estaduais e municipais. 

O Centro de Referência em Atendimento Infantojuvenil – CRAI tem como objetivo garantir a atenção e o atendimento integral e interinstitucional às crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. No Estado, a capital Porto Alegre já conta com um Centro instalado no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, sendo a Secretaria Estadual da Saúde, juntamente com o programa RS Seguro, da Secretaria Estadual de Segurança Pública, o Instituto-Geral de Perícias e a Polícia Civil responsáveis pela regionalização dos CRAI.

A ampliação desses equipamentos no RS, replicando o modelo de Porto Alegre, é condição indispensável para a efetiva proteção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes. A principal característica do CRAI é a comunicação entre as instituições responsáveis pela investigação dos fatos e proteção das vítimas, que buscam reunir equipes multidisciplinares compostas por peritos médicos-legistas, assistentes sociais, psicólogos, psiquiatras, pediatras, ginecologistas, advogados e policiais civis.

CRAI Caxias do Sul

O CRAI-HG está situado no 1º andar do Hospital Geral de Caxias do Sul, ao lado da recepção central, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Para além desse período, o atendimento pode ocorrer, de acordo com a faixa etária, nos seguintes setores do HG: Urgência e Emergência Pediátrica, para crianças de até 12 anos, e Centro Obstétrico, para adolescentes de 13 a 18 anos.

O encaminhamento dos pacientes se dará por agendamento, a partir de encaminhamento pela rede de apoio formada por UBSs, Conselho Tutelar, entre outras instituições; ou por demanda espontânea, em casos agudos de violência (recentes de até 72h). 

O serviço é formado por uma equipe multiprofissional composta por profissionais de pediatria, ginecologia, medicina-legal, farmácia, serviço social, psicologia e da polícia civil, além de toda rede de proteção externa ao Hospital (Conselho Tutelar, Ambulatório de Atendimento Integral a Crianças e Adolescentes Vítimas de Maus-Tratos - Apoiar, Ministério Público, entre outros).

Os telefones para contato são: (54) 3218.7652 e 3218.6721.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais