Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Campanha de vacinação contra o sarampo inicia na próxima semana

Baixar Áudio por Clayton Camargo

De 10 de fevereiro a 13 de março serão vacinadas pessoas de 5 a 19 anos

Foto: EBC/Divulgação

Tem início na próxima segunda-feira (10/02) a primeira etapa da vacinação contra o sarampo em 2020. Pessoas com idade entre 5 e 19 anos serão o público-alvo. O Dia D está marcado para 15 de fevereiro, em todo país. O objetivo é atingir os não vacinados ou com quadro de vacinação incompleto. A campanha será realizada de forma seletiva, de acordo com as instruções do Calendário Nacional de Vacinação, como destaca Rita Mota, Coordenadora Interina da Vigilância Epidemiológica.

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica da SMS, Caxias do Sul não apresenta casos de sarampo, porém, o município possui um baixo índice de imunização, 61%, enquanto o preconizado é 95%. 

Rita explica também que o sarampo voltou ser uma preocupação, pois em 2016 o Brasil havia ganhado o certificado com a eliminação da doença no país, porém em 2017 e 2018 teve o retorno da doença e o numero de cobertura cada vez mais baixo. Um dos motivos podem ser as notícias falsas compartilhadas nas redes sócias, nas quais colocam a vacina como algo prejudicial à saúde.

Para receber a dose é preciso apresentar o Cartão SUS e o Cartão de Vacinação em uma das 49 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Quem não tiver os registros anteriores será considerado não imunizado e, portanto, deverá ser vacinado. A vacina aplicada é a Tríplice Viral que, além do sarampo, protege também contra rubéola e caxumba. A segunda etapa da campanha ocorrerá de 3 a 31 de agosto deste ano, abrangendo adultos entre 30 e 59 anos.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais