Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Gramado enfrenta dificuldades na fiscalização de parques e museus após medidas emergenciais do Governo do Estado

por Daniel Lucas Rodrigues

Afirmação é do coordenador do Gabinete de Crise e secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico do, Anderson Boeira, que contou o atual contexto da cidade depois da decisão do governador Eduardo Leite

Foto: Divulgação/Prefeitura de Gramado

As medidas emergenciais do governador Eduardo Leite (PSDB) vigoram até o dia 14 de dezembro no Rio Grande do Sul. A cidade de Gramado, que possui sua economia voltada ao turismo, será uma das impactadas pela decisão do Governo do Estado. Para a Tua Rádio São Francisco, o coordenador do Gabinete de Crise e secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico do, Anderson Boeira, contou qual é o contexto do município com as restrições.

Ele afirma que os setores da economia, como comércio, rede hoteleira e restaurantes, compreenderam rapidamente as normas e começaram a cumprir na data da publicação do decreto. Por exemplo, o atendimento dos estabelecimentos para alimentação vai até às 21h, a fim de que consigam dispersar os clientes às 22h. O regramento estadual pontua que os locais podem funcionar até às 22h. Ele avalia que o fechamento do comércio às 20h foi uma normativa razoável.

Boeira destaca que a principal dificuldade é manter a fiscalização nos mais de 50 locais, entre parques e museus. O motivo é que, em época de final de ano, a cidade recebe muitos eventos do tipo, o que colabora para aglomerações. A ideia não é impor medidas mais restritivas do que as do governo estadual, mas trabalhar a conscientização da comunidade, com campanhas e o apoio da Brigada Militar (BM). A justificativa é que existe rigor nas medidas, como a imposição de barreiras sanitárias nos finais de semana e o sistema de monitoramento contra agrupamentos nos espaços públicos de Gramado.

Boeira ressalta que as restrições não vão impactar a 35ª edição do Natal Luz, que segue até 30 de janeiro de 2021. Os eventos privados foram os mais afetados, pois espetáculos estavam para ocorrer no município e precisaram ser cancelados ou suspensos.

As alterações emergenciais no decreto do modelo de distanciamento controlado ocorreram no dia 1º de dezembro e seguem até o dia 14. Caso não haja a diminuição do avanço da Covid-19 no estado, o Governo do Estado pode prorrogar as mudanças nos protocolos sanitários.

Clique AQUI e confira a entrevista completa.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais