Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Caxias do Sul está na fase nacional da pesquisa sobre prevalência do coronavírus na população

por Isadora Helena Martins

Pesquisadores irão visitar as residências para entrevistas e testagem dos moradores a partir desta quinta-feira (04)

Foto: Divulgação / Andréia Copini

A segunda fase da pesquisa coordenada pela UFPEL para fazer o levantamento da prevalência de infecção por Covid-19 iniciou nesta quinta-feira (04) e segue até sábado (06). Desta vez, a pesquisa será realizada a nível nacional, por meio do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) e com apoio do Ministério da Saúde.

Caxias do Sul permanece como uma das cidades sentinelas do Rio Grande do Sul. Como feito na primeira etapa, será aplicado um questionário sobre a existência de doenças preexistentes e possíveis sintomas da Covid-19 nos últimos 30 dias, além da realização de um teste sanguíneo rápido por punção digital. Nesta fase serão selecionadas 250 casas no município, de forma aleatória, para a escolha do morador que será testado. Além de Caxias, no Estado também foram selecionadas para a pesquisa: Ijuí, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Uruguaiana. No total, o estudo será realizada em 133 cidades brasileiras. 

De acordo com a metodologia da pesquisa, serão realizados três inquéritos transversais repetidos, de base populacional, com amostragem em municípios sentinela. Em cada estado, foram escolhidos os maiores municípios sede de cada sub-região, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A primeira fase da coleta aconteceu no período de 14 a 21 de maio.

Os resultados da pesquisa serão utilizados para auxiliar na tomada de decisão, na definição de estratégias para diminuir a disseminação do novo coronavírus, na estimativa de recursos hospitalares necessários ao enfrentamento da pandemia em articulação com os gestores estaduais e municipais de saúde.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais