Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

Hospital do Círculo mantém excelência em acreditação hospitalar

por Pablo Ribeiro

Trata-se do mais importante certificado nacional para entidades da área da saúde, concedido para quem cumpre os requisitos de excelência em gestão

Foto: Fernanda Onzi/Divulgação

O Hospital do Círculo, em Caxias do Sul, manteve a certificação de Acreditado com Excelência pela Organização Nacional de Acreditação – ONA, instituição que avalia e é responsável pelos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde. Trata-se do mais importante certificado nacional para entidades da área da saúde, concedido para quem cumpre os requisitos de excelência em gestão.

A manutenção da acreditação com excelência se deu a partir das auditorias realizadas pelos avaliadores do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde – IBES, no mês de março. Dentre os pontos fortes apontados estão a utilização de indicadores estratégicos com monitoramento diário para guiar a tomada de decisão, implementação do projeto Lean (metodologia para melhoria contínua de processos. Na área hospitalar, o foco é especialmente em atendimentos), plataformas digitais para otimização de processos, canal de denúncias gerido por empresa terceirizada, simulados de evacuação, instrumentos para melhoria de canais de atendimento ao cliente.

A abertura de novas áreas como a Sala de Reabilitação Fisioterápica, o Espaço da Família, Salas de Ambiência do Centro de Diagnóstico por Imagem e o Centro de Endoscopia também foram pontos fortes apontados. Além disso, foram referenciados o engajamento da alta liderança e todos os colaboradores nos processos de qualidade e segurança, os promotores e disseminadores de segurança do paciente, a implementação de enfermeiro de referência no Centro de Oncologia e o trabalho de alinhamento diário de processos da gerência assistencial junto às equipes.

 

O certificado de Acreditação com Excelência se estende a todos os Serviços Próprios do Círculo Saúde, incluindo o Centro de Diagnóstico por Imagem e Laboratório.

A diretora de Operações em Saúde do Círculo, Isabel Cristina de Souza, frisa a importância do trabalho das equipes multiprofissionais do Círculo para a conquista e a manutenção da certificação, que atesta o empenho da Instituição para promover a melhor experiência em saúde aos seus pacientes e beneficiários. “O foco de trabalho do Círculo é sempre o paciente e a manutenção da certificação de Acreditado com Excelência demonstra isso. Na busca de melhorias contínuas, o Círculo é uma instituição que mantém sua autossustentabilidade para investir em processos, estruturas e pessoas; alcançando a segurança e a qualidade no atendimento que seus clientes merecem, promovendo mudanças e reestruturando sistemas para implementar avanços que a saúde precisa”, disse.

Conforme Tainara Marcon, responsável pelo sistema integrado de gestão do Círculo, conquistar a manutenção da certificação máxima reforça a preocupação com a segurança do paciente e a gestão integrada, melhora a colaboração entre as equipes, promove a qualidade e a melhoria contínua dos serviços prestados. “Nós temos um time forte e apaixonado pelo que faz, formado por diversas interfaces que caminham juntas em uma única jornada de dedicação em prol da saúde”, disse.

O que é Acreditação Nível 3?

A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente, segundo três critérios: cumprir ou superar, em 90% ou mais, os padrões de qualidade e segurança; cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de gestão integrada; cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de Excelência em Gestão, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais