Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Após dois meses, central telefônica de marcação de consultas registra 5 mil agendamentos em Caxias

por Daniel Lucas Rodrigues

Programa Agenda+ UBS começou a funcionar no dia 1º de agosto na cidade

Foto: Daniela Xu/Divulgação

Ao completar dois meses de operação, a nova central de marcação de consultas por telefone e WhatsApp da Prefeitura de Caxias do Sul celebra uma importante conquista: 5 mil consultas já marcadas nas sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que atualmente fazem parte do sistema. Ou seja, são mais de 5 mil pessoas que deixaram de ir para a fila para garantir o atendimento médico, por meio telefônico.

O Agenda+ UBS começou a funcionar no dia 1º de agosto. Além de concentrar os agendamentos, a central qualifica o contato com o usuário, uma vez que realiza toda a conferência do cadastro, necessário para eventual contato posterior e também para a manutenção dos dados do Cartão SUS. Antes de abrir essa central, o Município testou o agendamento on-line, por meio do site, experiência que não se mostrou eficaz.

Os agendamentos pela central são destinados a pacientes de 13 anos de idade ou mais, nos mesmos casos em que esses usuários já procuravam as UBSs para marcar consulta e não para atendimento médico no dia (caso de alguma situação de saúde surgida no dia, como dor de garganta, dor de estômago, mal-estar ou outros). Ou seja, o Agenda+UBS serve para que os pacientes deixem de ir até a UBS enfrentar fila para marcar consulta. O atendimento aos casos clínicos leves para queixas do dia (não urgentes, que são atendidas nas UPAs), segue sendo diretamente nas UBSs, sem agendamento prévio.

Até o momento, sete Unidades fazem parte do Agenda+UBS: Ana Rech, Bela Vista, Cristo Redentor, Cruzeiro, Eldorado, Mariani e Rio Branco. Outras devem ser incluídas gradativamente, até que todas tenham as marcações de consultas concentradas na central. Mais uma UBS contemplada será anunciada nas próximas semanas.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais