Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Mês do autismo: inclusão, respeito e compreensão

Baixar Áudio por Taliane Radaelli

APAE realiza diagnóstico e acompanhamento de crianças com autismo

Foto: Reprodução / Site Autismo e Realidade

Foi observando a dificuldade de andar e a forma com que brincava com os carrinhos, que Daniela Pommer, mãe do Vicente, percebeu que o filho apresentava alguns sintomas para o autismo. Após relatar os sinais ao pediatra, a família e o menino, que na época tinha 2 anos, foram encaminhados para a APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais para um diagnóstico mais preciso. 

Como explica Gabriela Santin, fonoaudióloga da APAE de Marau, a avaliação e acompanhamento de uma criança com autismo é realizada por uma equipe multidisciplinar, que conta com neurologista, fonoaudiólogo, psicólogo e terapeuta ocupacional. Quando uma pessoa chega até a instituição apresentando algum sintoma, essa equipe se reúne  para chegar a um consenso em torno das características do paciente e de que atendimento ele necessita. Segundo Gabriela, existem alguns graus de autismo que podem ser identificados (1,2 ou 3), porém, eles não definem a criança, por isso a instituição busca prestar atenção nas características particulares de cada paciente. 

Sobre o mês de abril, que é dedicado ao autismo, a fonoaudióloga explica que a intenção é levar conhecimento para a população, sobre os sintomas e sinais do autismo e principalmente promover a inclusão. A mãe do Vicente, Daniela, faz um pedido aos pais de crianças autistas, que aceitem e entendam os seus filhos. E aos pais de crianças neurotípicas (aquelas que não possuem o TEA - Transtorno do Espectro Autista), que ensinem os seus filhos a serem compreensivos e inclusivos com as diferentes formas de ser e se expressar.

A entrevista completa com Daniela Pommer e Gabriela Santin está disponível no áudio da matéria.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais