Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

COE Covid-19 Marau reforça orientações para evitar a disseminação do novo coronavírus

por Camila Agostini

Sete marauenses estão hospitalizados em Passo Fundo, um deles contaminado com o vírus

Foto: Arquivo / Prefeitura de Marau

Instalado em Marau desde que a disseminação do novo coronavírus se intensificou no país, o Centro de Operações de Emergência Covid-19 atua intensamente para que a doença não acentue os níveis de contaminação no município.

Com o início da transmissão comunitária, ou seja, quando não é possível identificar a origem da contaminação, cresceu a necessidade de cuidados mais efetivos. Os critérios para o controle de infecção mudaram, além de medidas como o isolamento social, também os procedimentos para testagens, por exemplo, são diferentes. “Atualmente, todas as pessoas com sintomas respiratórios devem ser tratadas como suspeitas de coronavírus e permanecer em isolamento domiciliar. Os testes, porém, são feitos em que está hospitalizado em nosso hospital referência, em Passo Fundo. Também são testados os profissionais da saúde e casos em que há o agravamento dos sintomas”, destaca a enfermeira, Fernanda Garbin, membro do COE Covid-19 de Marau.

Agora, explica a enfermeira, o governo está investindo em testes rápidos que devem ser distribuídos na segunda quinzena de abril.

A testagem pode ser realizada também em laboratórios particulares. Neste caso, conforme explica Fernanda, para os atestados positivos, é necessária a contraprova realizada exclusivamente por institutos vinculados ao Ministério da Saúde. “Só assim, o caso passa a ser incluído nos indicadores oficiais”, reitera a enfermeira.

De acordo com o mais recente boletim epidemiológico do COE Covid-19 Marau, mais um caso foi confirmado e agora são dois moradores de Marau que testaram positivo para o Coronavírus. Ao todo, sete pessoas seguem hospitalizadas em Passo Fundo. Atualmente há 160 famílias com pessoas sintomáticas respiratórias que estão em isolamento domiciliar em Marau, sendo monitorados pela equipe de saúde. 

"Por favor, pessoal. Redobrem os cuidados. Mantenham os idosos em casa. Se você também pode, fique em isolamento. Os números estão crescendo. A vida da gente não tem preço”, destaca a enfermeira Lisiane Dalagnese, coordenadora das ações de vigilância em Saúde do município, que também integra o COE.Ouça a entrevista no player de áudio.  As restrições seguem decretadas em Marau. Clique aqui para acessar a íntegra dos decretos.

Em live transmitida na manhã desta quarta-feira, 01/04, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, afirmou que ampliação no número de casos exige medidas mais severas. Novo decreto do Governo RS, determina que o comércio se mantenha fechado em todo estado até 15/04.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais