Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Anvisa orienta sobre a higienização de alguns alimentos

por Ana Lúcia Jacomini

Medidas de higiene devem ser mantidas diariamente, em especial neste momento de pandemia

Imagem Ilustrativa
Foto: Reprodução/EBC

De acordo com um estudo publicado no New England Journal of Medicine, o vírus causador da Covid-19 pode ser transmitido pelo ar e após tocar em objetos contaminados – neste caso por meio do ato de levar a mão às mucosas (olhos, nariz e boca). Os cientistas descobriram que o vírus é detectável por até três horas em aerossóis, até quatro horas em cobre, até 24 horas em papelão e de dois a três dias em plástico e aço inoxidável.

Considerando todas as descobertas já feitas, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária recomenda a utilização de produtos clorados para as limpezas das superfícies de toque e os pisos de ambientes ondem circulam pessoas. O uso, porém, deve ser em doses moderadas para evitar efeitos colaterais. Outra orientação da Anvisa é sobre os cuidados com frutas e hortaliças em geral, que ao chegarem do supermercado ou pela teleentrega devem ser lavadas antes de irem para a geladeira ou fruteira. No caso de querer manter a embalagem original, deve-se lavá-las com água e sabão neutro e borrifar álcool 70% antes de armazenar na geladeira ou local apropriado.

Se for decidido não armazenar na embalagem original, a dica é retirar as frutas e hortaliças das embalagens originais, lavar em água corrente, higienizar em solução clorada durante 15 minutos, conforme diluição do fabricante. Após 15 minutos, lavar novamente em água corrente, secar com papel toalha ou centrífuga de alimentos e armazenar  em recipientes fechados na geladeira. Se for armazenar frutas fora da geladeira, higienize a casca com álcool 70% e antes do consumo realizea  higienização do alimento.

Além da correta higienização, deve-se ter atenção no armazenamento e preparo dos alimentos. Para alimentos que necessitam de refrigeração, manter em temperatura abaixo de cinco graus ou para alimentos que necessitem de cozimento, recomenda-se temperatura acima de 70 graus para retardar a multiplicação de microorganismos. Após o cozimento, refrigerar rapidamente alimentos perecíveis ou cozidos. Sobras de comida não devem ser armazenadas na geladeira por mais de três dias.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais