Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Dezembro Vermelho: Secretaria Estadual de Saúde realiza pesquisa voltada para ISTs e HIV

por Taliane Radaelli

Na região pesquisa será realizada em Marau e Passo Fundo

Foto: reprodução / Secretaria de Saúde do Estado

Entender o que a população do Rio Grande do Sul conhece e como se comporta com relação a ISTs - Infecções Sexualmente Transmissíveis  e ao HIV-aids é o objetivo da PCAP - Pesquisa de Conhecimentos Atitudes e Práticas, que começou a ser aplicada nesta segunda-feira, 30/11. Conforme os dados de 2019, o RS se mantém em terceiro lugar no ranking nacional de casos de aids, com 28,3 casos para 100 mil habitantes, tendo reduzido 34,6% nos últimos 10 anos.

O trabalho de campo iniciou nos municípios de Pelotas e Capão do Leão. A previsão de término é no final do primeiro semestre de 2021, com divulgação dos resultados no segundo semestre de 2021. Será uma pesquisa de base populacional, com amostra representativa de 56 municípios (entre eles Marau e Passo Fundo), onde serão entrevistadas cerca de 8,2 mil pessoas.

Além de responder a questionamentos, os participantes serão testados para HIV, sífilis e hepatites B e C. O principal objetivo do estudo é identificar fatores comportamentais e relativos aos conhecimentos que contribuem para a manutenção de altos índices de infecção pelo HIV e outras ISTs no Rio Grande de Sul. É a primeira vez que um estudo desse tipo ocorre no Estado, sendo que com testagem juntamente das entrevistas é a primeira vez no país. 

Também chamada de Projeto Atitude, a pesquisa foi desenvolvida por meio de uma parceria entre o Hospital Moinhos de Vento, Ministério da Saúde e Secretaria da Saúde, com recursos do Proadi-SUS - Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais