Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Colaboradores do HCR recebem treinamento ligado a higienização das mãos

por Taliane Radaelli

Todos os setores do hospital foram envolvidos na ação

Foto: Divulgação / Hospital Cristo Redentor

A CCIH - Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Cristo Redentor realizou na última semana um treinamento direcionado ao incentivo da lavagem correta e atenciosa das mãos, a ação foi realizada durante os três turnos. Desde médicos, até enfermeiros, técnicos de enfermagem, setor de nutrição, sanificação, recepções e setor administrativo participaram da atividade coordenada pela enfermeira, Adriana Sodré.

Foram aplicados dois testes com os colaboradores. O primeiro com a coleta de materiais das mãos e a leitura da quantidade de microorganismos presentes.  O segundo foi com a aplicação de tinta fosforescente, para que após a lavagem das mãos fosse possível identificar a quantidade de microrganismos que não foram eliminados.

De acordo com a enfermeira, Adriana Sodré, o objetivo da campanha de higienização das mãos no ambiente hospitalar foi a conscientização para a segurança do paciente, no que se refere ao controle de infecção e transmissão de patógenos, que pode causar infecção e até a morte.  “Nossa ideia foi envolver todos os colaboradores, na tamanha importância do simples ato de lavar as mãos, mas lavar as mãos de uma maneira correta, se baseando no passo a passo da higienização, que hoje já tem seu próprio protocolo. Este visa diminuir os índices de infecção e as infecções cruzadas entre pacientes”, esclareceu.

Conforme Eliege Paz, Enfermeira Gestora do Bloco Cirúrgico e Centro de Materiais e Esterilização, a iniciativa ajuda a evitar a contaminação e a transmissão de doenças através das mãos e do contato com pacientes. Conforme dados da CCIH, o índice de infecção hospitalar no HCR é inferior a 1%.

Informações: Assessoria de imprensa Hospital Cristo Redentor.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais