Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Capuchinhos terão 26 novos bem-aventurados

por Andressa Boeira
Ódio à fé: Bem-aventurados foram mortos durante guerra civil espanhola
Foto: Divulgação

Mais 26 capuchinhos passarão a integrar a longa lista de frades da Ordem beatificados ou canonizados pela Igreja. No dia 21 de novembro, na catedral de Barcelona, Espanha, o prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, cardeal Angelo Amato, presidirá a celebração de beatificação de Frederic de Berga e 25 companheiros.

Eles fazem parte do grande número de sacerdotes e irmãos capuchinhos mortos por ódio à fé, durante a guerra civil espanhola, entre junho de 1936 e fevereiro de 1937. Dos 26 frades que serão beatificados, 17 sofreram o martírio entre julho e agosto de 1936. Em seguida, a perseguição começou a perder intensidade. O último a morrer foi frei Frederic de Berga, aos 16 de fevereiro de 1937. Em maio daquele ano, o governo da república assumiu o controle de Barcelona e os assassinatos praticamente cessaram. Apesar disso, a Igreja continuou a viver na clandestinidade até o fim da guerra em 1939.

Entre 20 e 24 de julho de 1936 os nove conventos da província da Catalunha foram abandonados, saqueados e incendiados. Os frades procuraram refúgio junto a famílias e outras casas religiosas e até mesmo nas montanhas. Diante da perseguição ferrenha e até de denúncias de vizinhos e de simpatizantes da revolução, quando foram presos declararam com franqueza sua identidade e seu estado religioso.

Alguns dos mártires foram missionários fora da Espanha. Frei Frederic de Berga, o primeiro a encabeçar a lista, foi guardião, missionário na Costa Rica e provincial da Catalunha. Freis Anselm, Benigne e Zacaries estiveram na Colômbia; frei Remigi atuou nas Filipinas, na Nicarágua e na Costa Rica. Entre os novos bem-aventurados 11 irmãos, diversos dos quais eram seminaristas capuchinhos.

“Alegremo-nos pelo dom destes 26 novos mártires que a Igreja proclama, com a intercessão da Virgem Imaculada, padroeira da Ordem. Peçamos para nós, frades capuchinhos, um renovado empenho para seguir Cristo na alegria, anunciando a misericórdia e a paz de Deus”, escreveu o ministro geral da Ordem, frei Mauro Jöhri, em carta enviada a todas as províncias no dia 4 de outubro. 

Os novos bem-aventurados

Frederic de Berga, Modest de Mieres, Zacaries del Penedés, Remigi del Papiol, Anselm d’Olot, Benigne de Canet de Mar, Josep de Calella de la Costa, Martí de Barcelona, Rafael Maria de Mataró, Agustí de Montclar de Donzell, Doroteu de Vilalba dels Arcs, Alexandre de Barcelona, Tarsici de Miralcamp, Vincenç de Besalú, Timoteu de Palafrugell, Miquel de Bianya, Jordi de Santa Pau, Bonaventura de Arroyo Cerezo, Marçal del Penedès, Eudald d’Igualada, Paciá Maria de Barcelona, Ángel de Ferrieres, Cebrià de Terrassa, Eloi de Bianya, Prudenci de Pomar de Cinca, Félix de Tortosa.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais