Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Santuário de Caravaggio apresenta novos espaços à comunidade

por Ivan Sgarabotto

Bispo Dom Alessandro Ruffinoni abençoou os locais que já estão abertos ao público

Foto: Bernadete C Gazzi

Dois espaços no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, foram entregues à comunidade, para visitação e oração. O espaço Livrai-nos do Mal e a Sala Santo Sepulcro no antigo Santuário de Caravaggio receberam a bênção do Bispo Dom Alessandro Ruffinoni, na missa das 17h , nesta segunda-feira, 26 de março, dia votivo de N. Senhora de Caravaggio.

Os dois ambientes onde os devotos e turistas também poderão fazer uma experiência de fé e espiritualidade. Os ambientes passaram por reforma nos últimos meses e agora contam com novo significado. A obra teve a participação dos arquitetos Bernadete Corso Gazzi e Dangle Júlio Marini.

Espaço Livrai-nos do Mal

Um dos ambientes que por muitos anos abrigou pertences de peregrinos que alcançaram suas graças, na sacristia do antigo Santuário de Caravaggio, agora está com novo visual, e sobretudo, nova proposta. A partir de segunda-feira, 26, a sala que foi intitulada de Espaço Livrai-nos do Mal, localizada ao lado esquerdo da capela, será aberta ao público com o objetivo de demonstrar aos fiéis, através de diversos elementos fortemente representativos, a prevalência da força do bem sobre o mal.

A ideia de transformar e dar novo significado ao espaço surgiu a partir da forte curiosidade popular sobre o caso de exorcismo ocorrido em meados da década de 40, na antiga capela, e que teria causado o rompimento dos vidros da janela desta sala. A especulação pelos detalhes deste caso serviu como mote para readequar o espaço. O intuito é ir muito além de refletir e desmistificar o ato de exorcismo ou mesmo abordar esta história em especial, mas sim usar o ambiente, que agora conta com diversos símbolos religiosos, para mostrar às pessoas que Deus e o bem sempre prevalecerão sobre o mal e sobre o diabo. A vitória de Jesus sobre o diabo foi alcançada, de uma vez por todas, na hora em que se entregou livremente à morte na cruz para nos dar a vida.

No local, de cerca de 16m², cada componente escolhido não só traz consigo uma mensagem, mas relaciona-se com os demais, como um ciclo. Há crucifixos, a imagem do Sagrado Coração de Jesus, um quadro de Nossa Senhora, um confessionário, além de uma estola sacerdotal, aspersório de água-benta e o Ritual de exorcismos. Os crucifixos expressam o mistério central da fé. E é na cruz, de igual modo, que se vê o amor do Sagrado Coração de Jesus. Do coração aberto pela lança nos vêm os sacramentos da Igreja, meios pelos quais a pessoa humana pode se manter unida a Deus e livre do Mal. Dentre os sete sacramentos, procurou-se, com o confessionário, destacar o sacramento da reconciliação. O reconhecimento e a confissão dos pecados, bem como o cumprimento da penitência, são passos importantes para vencer o mal e as trevas. O perdão de Deus, certamente, é manifestação do seu amor.

A IGREJA E O EXORCISMO

De acordo com a Igreja Católica, o exorcismo é permitido, mas deve seguir regras. Uma delas é que deve ser praticado obrigatoriamente por um sacerdote com a devida permissão do bispo. Além disso, a pessoa precisa passar antes por uma avaliação médica que assegure não se tratar de alguma doença ou problema mental e psíquico. O próprio Ritual de Exorcismo orienta, também, para não transformar a celebração em espetáculo, proíbe a divulgação através dos meios de comunicação e exorta a consultar “peritos em ciência médica e psiquiátrica, que tenham senso das coisas espirituais”.

Santo Sepulcro

Outro ambiente que vai provocar diversos sentimentos nos devotos é a sala Santo Sepulcro, cujo objetivo é representar o local onde Jesus Cristo foi sepultado e onde ressuscitou três dias após sua morte. Neste ambiente, localizado ao lado direito da capela, e também com cerca de 16m², as paredes perderam seu reboco e ficaram com pedras à vista, justamente para assemelhar-se ao tumulo santo, em meio a uma escavação rochosa.

Além disso, e não menos importante, o intuito de deixar visíveis as paredes da sala da sacristia da capela, da forma como foram construídas em meados de 1890, é evidenciar e destacar o trabalho árduo dos imigrantes que se estabeleceram na região de Caravaggio, e que mesmo em meio a tantas dificuldades de sobrevivência, foram os responsáveis, com a união de esforços, por erguer um lindo e valoroso espaço de fé e devoção.

Quem visitar o local vai deparar-se imediatamente com a imagem de Jesus morto, deitado no centro da sala, com Nossa Senhora das Dores ao seu lado, representando o lamento por sua partida. Além disso, 14 lamparinas incandescentes com efeito piscante e presas a uma grande cruz representarão as estações da via sacra, desde a primeira, onde Pilatos condena Jesus à morte, até a última, com o sepultamento. A ideia é que este seja mais um ambiente de oração e acolhida para os fiéis, e também de reflexão para todo o sofrimento de Jesus Cristo até a sua morte.

FUNCIONAMENTO DAS SALAS

Os espaços ficarão abertos  aos finais de semana, com acesso pelas portas laterais do antigo Santuário.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais