Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Música e Informação
06:30:00
 
 

Cerca de 100 pessoas participam de Caminhada pela Paz, em Caxias do Sul

por Ivan Sgarabotto

Ato em defesa da vida e da cultura da paz refletiu sobre a prática da justiça restaurativa e relembrou a memória de pessoas que foram mortas de forma violenta

Foto: Rosângela Magalhães

Em torno de 100 pessoas participaram em Caxias do Sul, na tarde deste domingo, dia 25, da Caminhada pela Paz, promovida pela Paróquia Santa Catarina, Catequese Santa Catarina, escolas parceiras e Projeto Círculos da Paz.

O ato recordou o 3º ano de falecimento do papeleiro Carlos Miguel dos Santos, que teve mais de 90% do corpo queimado, além de recordar tantas pessoas que sofreram atentados violentos e acabaram por perder as suas vidas.

A Caminhada foi conduzida pelas reflexões do Pe. Renato Ariotti, pároco da Paróquia Santa Catarina, além da participação do Reverendo Horácio Bueno, da Igreja Episcopal Anglicana, o que reafirma os laços sociais em busca da paz e do diálogo inter-religioso.

Em suas reflexões, Pe. Renato falou da realidade violenta na qual está inserida da cidade de Caxias do Sul, sendo que em 2015 já são mais de 95 vidas que foram tiradas de forma cruel.

O Reverendo Horácio, também em um momento de reflexão, recordou a força da misericórdia de Jesus, que ao ensinar o Pai-Nosso aos discípulos lhes ensina que deverão, também, exercer da misericórdia para com os irmãos e irmãs.

A Paróquia Santa Catarina ficou conhecida, a partir de 2012, por acolher os dois cães que acompanhavam a vida de Miguel. Em 2013, iniciou-se na Paróquia o projeto Círculos da Paz, que reúne cerca de 20 pessoas, no terceiro domingo de cada mês, para discutir ideias e propor ações em vista da paz e da prática da justiça restaurativa nos presídios e casas de detenção, além de construir propostas práticas de paz.

A Caminhada teve início no estacionamento da igreja Santa Catarina, e percorreu os quarteirões do seu entorno, e levou à frente a carrocinha, Scooby e Preta, cães de Miguel. Os organizadores do evento vestiram camisetas brancas.

No final do encontro, foram abençoados os presentes, sobretudo as crianças, após a oração ecumênica do Pai-Nosso, no Memorial Carlos Miguel, localizado nos fundos da Casa Paroquial Santa Catarina.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais