Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Mais de 90 mil fiéis participam virtualmente das missas da 141ª Romaria de Caravaggio no final de semana

Baixar Áudio por Daniel Lucas Rodrigues

Este foi o pico de participação nas missas das 10h30min, transmitidas pelo Facebook. Em entrevista, o reitor do Santuário, padre Gilnei Fronza avalia que celebração online conseguiu preencher os corações dos devotos

Foto: Leandro Ávila/Divulgação

A 141ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha, iniciou neste final de semana e já está marcada na história. É a primeira vez que a celebração ocorre apenas virtualmente, sem a presença de peregrinos no Santuário. Nos dois primeiros dias, a organização do evento registrou uma audiência de mais de 90 mil pessoas nas missas realizadas às 10h30min, somente no Facebook. Cerca de 60 mil fiéis compartilharam ou curtiram os conteúdos na rede social durante o sábado (23) e o domingo (24).

Em entrevista à Tua Rádio São Francisco, o reitor do Santuário de Caravaggio, padre Gilnei Fronza, visualiza que a mudança para o ambiente online não refletiu na falta de comparecimento. Ele sentiu que a quantidade de fiéis na internet foi equivalente ao que ia presencialmente à romaria. A avaliação dele é que “se isso não resolve tudo, preenche bastante os corações de nossos devotos”.

Para Fronza, a data que permitiu a todos os fiéis se sentirem acolhidos em uma celebração virtual e, consequentemente, engajasse o público para a 141ª edição do evento, foi 27 de março. Neste dia, o Papa Francisco estava em uma Praça São Pedro vazia, devido à pandemia da Covid-19, dava a bênção extraordinária “Urbi et Orbi” e concedia a indulgência plenária (perdão dos pecados) aos fiéis. Segundo o reitor, sem esse ato, os fiéis se sentiriam sozinhos.

“Ele [Papa Francisco] nos mostrou que é possível, apesar do distanciamento social, ter essa proximidade afetiva. Com a ação do Papa, nos emocionamos e rezamos todos nesse dia. Não ter a peregrinação é um misto de saudade, tristeza e consciência sobre o perigo da Covid-19.”, completa.

Outro tema destacado por Fronza foi à colaboração dos devotos em não rumar até o Santuário neste final de semana. Conforme ele, houve uma consciência coletiva de que, mesmo que precisasse de uma bênção, seria necessário ficar em casa em prol da saúde das outras pessoas.

Questionado sobre se essa mudança na celebração, em razão da pandemia, ressignificará a romaria, Fronza destaca que os fiéis incorporarão novos hábitos religiosos. Ele afirma que muitas pessoas aprenderam a rezar pessoalmente, devido às consequências do isolamento social. Outra alteração considerada é a redescoberta do conceito da peregrinação, uma vez que essa pausa de 140 anos de romaria fará a comunidade refletir sobre qual o sentido de percorrer o caminho até o Santuário, em Farroupilha.

“Esse momento também fará rememorar do que foi realizado até agora. E quando rememoramos, a gente valoriza aspectos da nossa fé e do nosso encontro.”, ressalta.

A 141ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio finaliza nesta terça-feira (26/05), com missas às 8h, às 10h30min e 17h. Às 14h, haverá récita do terço e às 15h, Oração Mariana.  A Tua Rádio São Francisco transmitirá a missa das 10h30min, pelos 560AM.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais