Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

4º Distrito de Flores da Cunha recebe a visita de Nossa Senhora de Caravaggio

por Ivan Sgarabotto

Comunidade de São Tiago agradeceu as graças recebidas e pediu a intercessão pela saúde, paz, proteção e clima favorável para as plantações e colheitas

Foto: Divulgação

A comunidade de São Tiago, 4º Distrito de Flores da Cunha, foi mais uma a  eceber a visita de Nossa Senhora de Caravaggio. Nesta semana, a Comunidade de São Tiago, agradeceu as graças recebidas e pediu a intercessão pela saúde, paz, proteção e clima favorável para as plantações e colheitas.

A primeira Capela em honra a São Tiago foi construída por volta de 1891, com a denominação de “San Jacob Maior”. Posteriormente, passou a ser chamada de Capela São Giacomo e por volta de 1970, seu nome foi aportuguesado para “Capela São Tiago”.

O terreno para construção da primeira Capelinha erguida em madeira foi doado  por Giuseppe De Bastiani e sua esposa Maria Domênica Casa Grande, em 26 de abril de 1891;

Dez anos depois, por volta de 1901, foi construída uma nova Capelinha de madeira com campanário.

A atual  Capela foi inaugurada em 11 de fevereiro de 1951. A construção, em forma de mutirão,  com a participação  dos associados,  coordenados por pedreiros.

Com a madeira da Capela antiga, foi construído um pequeno salão comunitário. Havendo a  necessidade de  melhorar o espaço social,  o novo salão foi construído e inaugurado em 1977.

Na época, a  comunidade era formada por cerca de  30 famílias. Hoje, 56 famílias.

As  famílias vivem, basicamente da agricultura produzindo:  uvas, pêssegos, ameixas, morangos, tomates, alho, cebola, entre outros.

Em meados de julho, é realizada a festa em Honra ao  padroeiro.  Na semana anterior,  é realizada a Caminhada dos Peregrinos de São Tiago. Em outubro acontece a festa em Honra a N.  S. Auxiliadora.

Comunidades que recebem a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio nos próximos dias, sempre às 20h:

24/01 – Comunidade de Santa Juliana

Missas que serão celebradas no Santuário, às 20h:

25/01 – Paróquia Santo Antônio – Forqueta

26/01 – Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Pinto Bandeira

27/01 –  Paróquia Santa Cruz – Nova Milano

28/01 –  Paróquia Jesus Ressuscitado

29/01 – Paróquia São Marcos

30/01 – Paróquia São Pedro e São Paulo – Nova Roma do Sul

31/01 – Paróquia Sagrado Coração de Jesus

01/02 – Paróquia Jesus Bom Pastor

DIA FESTIVO

No dia 2 de fevereiro, a programação no Santuário de Caravaggio inicia às 8h com missa. Às 10h30 ocorre a missa festiva seguida da procissão e benção das máquinas agrícolas. Às 12h30 ocorre o almoço festivo, seguido da récita do terço às 14h30, missas às 15h e 17h, e encerrando com récita do terço às 18h. Na ocasião, os agricultores poderão ofertar frutos produzidos em suas propriedades. Após a festividade, os produtos serão doados à entidades assistenciais do município.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais