Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Papa pede fim de crimes de pedofilia na Igreja Católica

por Tales Giovani Armiliato

Pronunciamento foi feito na Catedral de São Mateus Apóstolo, em Washington..

Francisco lamenta não ter tempo para cumprimentar cada um dos bispos presentes.
Foto: AP

Em discurso para bispos norte-americanos em Washington, o papa Francisco pediu nesta quarta-feira, dia 23, que crimes de pedofilia não se repitam mais na Igreja Católica. O pronunciamento foi feito na Catedral de São Mateus Apóstolo, pouco depois da visita do pontífice ao presidente Barack Obama. "Sei o quanto pesou sobre vocês a ferida dos últimos anos e acompanhei o seu generoso empenho para curar as vítimas e trabalhar para que tais crimes não aconteçam nunca mais", declarou o papa.

Francisco ainda elogiou a "coragem" com a qual os bispos dos Estados Unidos enfrentaram "momentos obscuros do seu percurso eclesiástico, sem temer autocríticas nem economizar humilhações e sacrifícios". O discurso foi acompanhado por 400 religiosos, que também escutaram do papa um pedido para não usarem a cruz como um "estandarte de lutas mundanas" e para escaparem da "tentação do narcisismo". "Ao bispo é necessária a lúcida percepção da batalha entre a luz e as trevas. O mundo já está tão dividido. Por isso, a Igreja não pode se deixar fracionar", afirmou. Nos últimos anos, os Estados Unidos registraram diversos casos de pedofilia envolvendo padres e bispos católicos.

Em abril, por exemplo, Robert W. Finn, então chefe da Diocese de Kansas, foi o primeiro bispo norte-americano a renunciar por encobrir informações sobre um caso de abuso sexual por parte do sacerdote Shawn Ratigan. O papa Francisco fica nos Estados Unidos até domingo, dia 27. Além de visitar Washington, ele passará por Nova York e Filadélfia.

Fonte: Agência Ansa

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais