Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Família de Porto Alegre vem à Caxias do Sul para comercializar macelas há 15 anos

Baixar Áudio por Isadora Helena Martins
Foto: Isadora Martins

A colheita da macela na madrugada da Sexta-Feira Santa é uma tradição para muitas famílias. Segundo a crença cristã, se colhida antes dos primeiros raios de sol, quando ainda está umedecida pelo orvalho, a planta fica abençoada e com propriedades de cura. Outro motivo para a tradição parte da história de que, Jesus, em seu calvário, teria passado por estradas com plantações de macela, que simbolicamente foram abençoadas com a sua passagem.

Seguindo essa tradição, a família de Roque dos Santos parte de Porto Alegre para Caxias do Sul, na Sexta-Feira Santa, para comercializar macelas colhidas na região Metropolitana. Segundo Roque, a família faz esse deslocamento há pelo menos 15 anos, montando o ponto de venda das macelas no estacionamento da Igreja dos Capuchinhos.

Roque relata orgulhoso a tradição que envolve 13 pessoas de sua família, entre filhos, noras, genros e netos. "Nós colhemos a macela todos juntos, todos os anos", conta. Eles permanecem no local para comercializar as macelas até o final da tarde desta sexta-feira (19) e cada ramo da planta é vendido a R$ 5,00. (Ouça na entrevista abaixo da foto)    

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais