Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Papa Francisco vai à África

por Luciane Modena

Pontífice visita Quênia, Uganda e República Centro-Africana

Foto: Simon Maina/AFP/Divulgação

De 25 a 30 de novembro, o Papa Francisco realizará sua primeira viagem apostólica ao continente africano. Três países receberão a visita do Pontífice – Quênia, Uganda e República Centro-Africana, este último marcado por violentos conflitos internos, com milhares de desabrigados vivendo em campos de refugiados, igrejas e conventos católicos.

Realizada pouco antes do início do Jubileu da Misericórdia, em 8 de dezembro, esta será a quinta viagem internacional de Francisco em 2015 e a 11ª de seu Pontificado. Neste ano ele já visitou Sri Lanka e Filipinas, Sarajevo (Bósnia), Equador, Bolívia, Paraguai, Cuba e Estados Unidos.

No final de outubro, o Vaticano divulgou a programação da viagem à África e também confirmou que o Papa deve visitar o México no ano que vem e que gostaria de ir à China, se houver essa possibilidade.

 

No continente

Conforme a Sala de Imprensa da Santa Sé, na África o Papa proferirá 19 discursos em encontros com católicos, evangélicos e muçulmanos. Nos três países, fará visita de cortesia aos presidentes. O Quênia, primeira etapa da viagem, receberá Francisco na quarta 25. Na programação, destaque para o encontro inter-religioso e ecumênico no dia 26, seguido de missa no campus universitário da capital, Nairóbi. No dia 27, encontro com os jovens no estádio Kasarani e após, com os bispos do país.

No mesmo dia segue para Uganda e no sábado 28, visita os dois santuários dedicados aos mártires ugandeses, católicos e anglicanos, em Namugongo. Às 9h30 preside missa pelos mártires de Uganda na área do santuário católico. Em seguida, se encontra com os jovens em Kampala, visita a Casa de Caridade Nalukolongo e se encontra com os bispos, clero e religiosos.

No domingo 29 parte para Bangui, na República Centro-Africana. Às 12h30 visita o campo de refugiados, seguido pelo encontro com os bispos centro-africanos e com os evangélicos. Presidirá missa às 17 horas, com o clero, os religiosos e os jovens na catedral de Bangui. Encerra o dia com vigília de oração na esplanada, diante da catedral. No dia 30, encontro com a comunidade muçulmana na mesquita central de Koudoukou, em Bangui. Às 9h30 preside missa no estádio do complexo esportivo Barthélémy Boganda. Às 12h30 inicia o retorno a Roma.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais