Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Vinhos Frei Fabiano: capuchinho lagoense é um dos responsáveis pela fabricação da bebida

Baixar Áudio por Ricardo Silva

Há mais de 50 anos os Capuchinhos produzem uma diversificada linha de vinhos, hoje presentes em muitos estados brasileiros. São vinhos tintos e brancos com várias opções segundo a demanda do mercado. O vinho licoroso especial é conhecido como o Vinho de Missa, utilizado em igrejas católicas de todo o Brasil.

O cultivo de vários hectares de uvas e a elaboração dos vinhos foram exigindo sempre mais técnica e cuidados. Entre os freis que abraçaram com entusiasmo a produção vitivinícola está Frei Fabiano. Vivia entre as parreiras e entre as pipas na cantina. Detentor de muitos segredos na produção de vinhos, gostava de ensinar aos confrades e aos jovens seminaristas esta arte.

Com a ampliação da produção e as novas exigências do mercado, surgiu o Vinho Frei Fabiano.

Nas últimas décadas o mercado vinícola passou a ser mais exigente. Os capuchinhos, que há mais de meio século tinham cultivares de vinhas trazidas pelos primeiros frades franceses que vieram ao Estado, modernizaram seus parreirais, adotaram novas tecnologias, qualificaram a produção dos vinhos e ampliaram a sua comercialização.

No contexto da expansão e da qualificação dos vinhos no Sul do Brasil, surge em Vila Flores, o Vinhedo dos Frades para garantir produção de uvas e suprir a demanda da Cantina Frei Fabiano. Aqui está, certamente, o nascedouro de uma futura região demarcada de produção vinícola, dadas as características de terroir e de microclima.

O frei lagoense, Djair Galvan é um dos responsáveis por manter viva a tradição da fabricação dos vinhos. Ele falou à nossa reportagem sobre as características e curiosidades da bebida milenar. Ouça.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais