Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Irmãs Missionárias de São Carlos Scalabrinianas participam de curso de formação na serra gaúcha

por Valesca Heloisa Andreolli

Trinta e uma irmãs estão reunidas representando 5 das 6 Províncias da Congregação Scalabriniana

Foto: Irmãs Missionárias Scalabrinianas, no curso de formação em caxias do Sul./Foto: Nyzelle Dondé/Secretaria Provincial
Foto: Divulgação

Durante os dias 1º a 21 de novembro de 2015, acontece o Curso Congregacional de Formação Permanente das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo - Scalabrinianas no Instituto São Carlos em Caxias do Sul – RS.

O Curso de Formação é programa destinado às irmãs da Congregação que estão presentes em quatro continentes e que atuam na acolhida e orientação aos migrantes e refugiados, no mundo da mobilidade humana. Participam desta edição 31 irmãs representando 5 das 6 Províncias da Congregação.

Todos os anos acontecem em diferentes lugares o Curso Congregacional e tema deste ano é: “Reencantar-se por Jesus Cristo e reforçar a gratidão a Deus pela fé colocada em nós” e o lema: “Nós queremos ir a vocês, pois ouvimos falar que Deus está com vocês” (Zc 8,23). 

Ir. Etra Modica, mscs é a coordenadora deste curso e Animadora Geral da Formação afirma que o objetivo é “reforçar a alegria do dom que está na oração e no serviço ao migrante para fortalecer a identidade religiosa scalabriniana”.

No dia 1º de novembro, na abertura do curso, esteve presente Ir. Neusa de Fátima Mariano, Superiora Geral das Irmãs Scalabrinianas e em suas palavras destacou a importância deste tempo de formação que é “oportuno para retomar com renovado ardor as orientações emanadas no último Capítulo Geral, celebrado à luz do texto bíblico “erguei os vossos olhos e vede os campos” (Jo 4,35) e motivadas pelo tema: Vocação Scalabriniana, testemunho de esperança e profecia”. Pois uma vez estendeu o convite para erguer os olhos, perscrutar os horizontes e, numa atitude de vigilância e de escuta, reconhecer os sinais dos tempos e colher o “novo” que continuamente o Espírito faz germinar na história. Esta é a hora de erguer os olhos e ver a partir da vida do migrante, lugar teológico de anúncio e testemunho, a Boa Nova do Reino”.

Durante o curso acontecem momentos intensos de formação humana, bíblica, espiritual, congregacional, peregrinações onde o fundador Dom João Batista Scalabrini passou no ano de 1904, durante sua visita pastoral, visitando os migrantes que deixaram a Europa. As irmãs terão contanto com as comunidades onde a Bem-Aventurada Assunta Marchetti, co-fundadora da congregação viveu sua missão no Rio Grande do Sul.

No dia 08 de novembro peregrinaram até o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio para celebrar o Ano da Vida Consagrada, é também lugar histórico para a Congregação, onde Scalabrini proferiu a homilia ressaltando a Virgem Maria, Mãe de Jesus. Cerca de 140 irmãs participaram da celebração eucarística das 11hs, motivo de festa e do reencontro.

Ir. Neli Basso, mscs  que acompanha o Curso Congregacional avalia “é um momento de retomada do caminho de consagração, de partilha e comunhão como irmãs na fé e no carisma que soma à história pessoal, congregacional e eclesial”.

Informações Ir. Nyzelle Dondé/Secretaria Provincial

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais