Inscrições para formação de coroinhas encerram nesta terça-feira, 05/05
Pastoral conta hoje com cerca de 70 crianças e adolescentes
As inscrições para a formação de novos coroinhas na Paróquia Cristo Rei de Marau encerram nesta terça-feira, 05/05. A iniciativa é voltada para crianças e adolescentes de 6 a 14 anos e integra a Pastoral dos Coroinhas, que atualmente conta com cerca de 70 coroinhas participantes.
Em entrevista, o frei Edimar de Azevedo explicou que os coroinhas têm a função de auxiliar nas celebrações religiosas, atuando tanto na igreja matriz quanto nas comunidades. Segundo ele, o trabalho é desenvolvido há anos pela paróquia e busca envolver os jovens desde cedo no ambiente da igreja, incentivando o respeito e o cuidado com o que é considerado sagrado.
Para participar, os interessados devem realizar a inscrição junto à secretaria da paróquia ou entrar em contato para o preenchimento da ficha, informando também a comunidade a que pertencem. Ainda nesta terça-feira, às 19h, será realizada uma reunião com os pais ou responsáveis, momento em que serão repassadas orientações sobre o funcionamento da pastoral.
Após a inscrição, os novos participantes passam por um período de formação, no qual aprendem sobre o papel do coroinha durante as celebrações, incluindo postura, funções no altar e momentos da missa. Com orientações práticas, como a participação na procissão de entrada, o auxílio no ofertório e o uso do sino durante a celebração.
Conforme o frei, após a etapa de formação, os jovens participam de um período de estágio, acompanhados pela coordenação e pelos freis, antes da investidura oficial, quando são admitidos para servir ao altar.
Comentários